FILIPINAS Cardeal Tagle adverte contra a hipocrisia na Quaresma

FILIPINAS
Cardeal Tagle adverte contra a hipocrisia na Quaresma
A prática do sacrifício é para voltar para Deus, diz Tagle
Filipinos oferecer orações em Ash quarta-feira
marcando o início da Quaresma para os 
católicos em todo o mundo. (Photo by Eli Sepe)
Joe Torres, Manila Filipinas 05 de março de 2014

Na sua homilia de quarta feira de cinzas para marcar o início da Quaresma, disse o cardeal Luis AntonioTagle "engajar-se em actividades religiosas não, a fim de voltar para Deus, mas para estar cheio de si mesmo não é a santidade. Isso definitivamente não é uma maneira de voltar para Deus. Isso é hipocrisia ", disse ele.
E citou os políticos, sem citar nomes, que realizam actos de caridade com a intenção de se autopromoverem mendigando votos.
O cardeal também criticou aqueles que jejuam durante a Quaresma só para perder peso.  Ele disse que os católicos devem fazer uso do tempo da Quaresma para retornar verdadeiramente a Deus por meio da esmola, jejum e oração para que "não sejam apenas práticas exteriores".
Tagle pediu aos fiéis para apoiar o programa Fast2Feed da Igreja para as crianças, especialmente as afectadas pelas catástrofes.
Ele exortou os católicos a jejuarem durante a Quaresma e doarem o dinheiro que poupam para alimentar crianças.
A Quaresma é o período do ano litúrgico de 4ª feira de Cinzas a Quinta-feira Santa, três dias antes da Páscoa. Tradicionalmente, os católicos se comprometem a actos de abnegação, de oração e obras de caridade durante o período de 44 dias. 
Numa "exortação pastoral", lançada no domingo, o Arcebispo Sócrates Villegas de Lingayen-Dagupan, presidente da Conferência Episcopal de Filipinas, chamou a atenção para a taxa de pobreza nas Filipinas, que fica a mais de 20 por cento.
"Claramente, muitas pessoas se vêem como sendo excluídos das oportunidades de viver uma vida decente. Ter um enorme segmento da nossa população vivendo em extrema pobreza, é um escândalo inaceitável", disse Villegas.
Pediu aos católicos filipinos para fazerem obras de "misericórdia e justiça" que ajudem os pobres. 

"Estamos a combater a pobreza, praticando a solidariedade com a classe desprezada e denunciando a injustiça e todas as formas de desigualdade radical", disse Villegas.

Comentários

Mensagens populares