ECUMENISMO Divisões entre os cristãos são “um escândalo”, diz o Papa

ECUMENISMO
Divisões entre  os cristãos são “um escândalo”, diz o Papa

"O nome de Cristo cria a comunhão e a unidade, e não a divisão. Ele veio para criar comunhão entre nós, não para nos dividir!"  disse o Papa durante seu discurso de 22 de janeiro na audiência geral na Praça de São Pedro.As divisões que existem entre os cristãos são uma fonte de dor e de escândalo, e prejudicam a credibilidade e a obra de difusão do Evangelho, disse o Papa Francisco.
O público do papa ocorreu durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 18-25 janeiro. Um grupo de cristãos de diferentes comunidades no Canadá escolheu o tema para a observância 2014 - "Então estaria Cristo dividido?"
O Papa dedicou a sua catequese à semana do tema da oração, tirada de Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Como São Paulo repreendeu os coríntios por suas divisões e rivalidades, perguntou-lhes: "Está Cristo dividido?" disse o papa.
"Cristo certamente não foi dividido. Mas temos de reconhecer com sinceridade e com tristeza que as nossas comunidades continuam a viver as divisões que são um escândalo", disse o papa.
"Divisões entre os cristãos são um escândalo. Não há outra palavra para isso. Um escândalo!" disse ele, sob aplausos.
Os cristãos têm dois elementos importantes em comum: o baptismo e a Cruz, disse ele.
No entanto, as divisões entre as comunidades cristãs "enfraquecem a credibilidade e a eficácia dos nossos esforços para evangelizar, e correm o risco de esvaziar a cruz de seu poder" e significado, disse ele.
São Paulo recorda aos cristãos que se alegrem com os dons que Deus tem dado a outros cristãos, "presentes que podemos receber deles para o nosso enriquecimento", disse o papa Francisco.

A unidade dos cristãos exige "muita oração, humildade, reflexão e conversão contínua"
, disse ele. (* in VOZ DA MISSÃO, março 2014)
  

Comentários

Mensagens populares