QUARESMA tempo de pobreza

QUARESMA tempo de pobreza

Uma das reflexões quaresmais é a da pobreza num apelo à partilha com os nossos irmãos mais pobres. Papa Francisco lembra que Deus não se revela através dos meios do poder e da riqueza do mundo, mas com os da fragilidade e da pobreza: «sendo rico, fez-se pobre por vós». O Apóstolo escreve aos cristãos de Corinto encorajando-os a serem generosos
na ajuda aos fiéis de Jerusalém que passam necessidade. A nós, cristãos de hoje, que nos dizem estas palavras de São Paulo? Que nos diz, hoje, a nós, o convite à pobreza, a uma vida pobre em sentido evangélico? Tais palavras dizem-nos, antes de mais nada, qual é o estilo de Deus. Devemos pedir-Lhe que reforce em nós a atenção e solicitude pela miséria humana, para nos tornarmos misericordiosos e agentes de misericórdia. A pobreza é um dos conselhos evangélicos.Os frades sabem viver a pobreza no meio duma simplicidade que a todos edifica. Novos e velhos têm todo o cuidado para que nada falte a nenhum deles. Aliás, as suas regras são bem claras a respeito dos casos mais difíceis: como sejam o dos idosos, e dos doente ou dos idosos lembrados já incapacitados para o trabalho. Algumas usam mesmo termos muito expressivos e carinhosos. Cito: «Todos dispensarão aos doentes e idosos as melhores atenções e o maior bem-estar, lembrados do contributo que eles dão à causa do Evangelho mediante a sua vida de fé, de oração e de participação na Cruz de Cristo. Sempre que possível, deixar-se-á aos membros doentes ou idosos a escolha do local em que desejem rsidir, Entretanto, porocurar-se-ão para eles ambientes materialmente confortáveis e psicologicamente favoráveis. Se s for o caso, ajudem-se a encontrar trabalho e ocupações que lhes convenham. E não lhes falte o conveniente apoio financeiro»..
Até parecem palavras ditas pelo Papa Francisco. Mas ele assina-as todas e maldiria um qualquer superior que manifestasse não aconhecer. Como por vezes estas palavras da regra são uma pura mentira, o Papa Francisco repete sensatamente «o pecado da Ijgreja está dentro dela». e Não me importaria nada de pertencer a uma comunidade em que umas palavras tão "santas e carinhosas fossem uma grande realidade nos os meus últimos dias... Mas, no mundo que passa e na maneira como se passam os nossos «velhos e idosos» até nas comunidades religiosas» são tratados como «objectos incómodos». Reforma a Igreja Papa FrANCISCO, pois há muitos frades a sofrer! A Igreja de Jesus éa a Igreja dos pobres e é bonito - e só assim é evangélicaovernada por gente sem risto é a Igreja dos pobres. Nela têm tratament - quando os mais novos são capazes de tratar humanamente e com dignidade osmais velhos!- osq ue deram os melhor da sua vida pela construção do Reino! Por Igreja reja Te rezo, Senhor! Por esta Igreja rezamos, Senhor! ARMANDO SEIS..

Comentários

Mensagens populares