LEIGOS BOA NOVA A importância do Voluntariado Por SERGIO CABRAL

A importância do Voluntariado  por SERGIO CABRAL
Leigos Boa Nova num campo de férias
em Miranda do Corvo.

1.O voluntariado enraíza-se na caridade e busca a dignidade e o bem do “outro” que se encontra em situação de necessidade. Este “outro”, na perspectiva cristã, configura-se ao próprio Jesus Cristo. As palavras de Jesus não deixam margem para dúvida: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes” (Mt 25,40).

2.É a lógica do amor gratuito que “cria uma disponibilidade interior para os outros, até à radicalidade da entrega, para servir as necessidades reais das pessoas que interpelam a consciência”. Por isso, o voluntariado é um acontecimento que afecta não só quem o realiza, mas também quem o recebe. Cria-se assim uma relação que possibilita a participação destes dois intervenientes na construção da justiça e do bem, desde que esta relação esteja fundada na verdade pois só ela pode conferir consistência a todas as acções que daí resultarem. Importa referir, também, que estabelecer uma relação com o “outro”, tantas vezes marcado pelo sofrimento e pela injustiça social, implica que o voluntário seja capaz de dar o melhor de si, dar-se. Na sua liberdade e através de um compromisso consistente e duradouro, o voluntário sai da sua zona de conforto, desprende-se de si próprio para se entregar ao universo do outro, tantas vezes preenchido de histórias dolorosas que lhe podem trazer dor.

3.No voluntariado, deve procurar-se concretizar o valor da solidariedade de modo em que o “outro”, seja interveniente activo na construção do seu próprio projecto de vida e da comunidade onde vive. Para que isto aconteça e, de uma forma mais concreta, para além das situações de emergência, a educação deve estar em primeiro lugar. Já o papa Paulo VI, na Populorum Progressio referia que em qualquer sociedade “educar é o alicerce fundamental de desenvolvimento pessoal, social e económico.

4. No voluntariado não basta a existência de boa vontade. É necessário saber ajudar, com competência. Por isso, a intencionalidade de ajudar o “outro”, deve-se centrar num interesse autêntico nele, e não na busca, para si próprio, de afecto, de popularidade, de protagonismo ou de outro tipo de compensação pessoal. O voluntário não deve deixar-se absorver por uma afectividade que crie dependência no “outro”, pelo contrário, terá que ter uma afectividade que ajude a criar uma autonomia responsável. O voluntário pela sua forma de ser, pela sua estrutura moral, pelos seus conhecimentos e capacidades técnicas seja reconhecido e aceite pelo “outro”. 


5. Por fim, o exercício do voluntariado deve depositar no “outro” um horizonte de esperança e de optimismo sem lhe esconder a realidade. É fundamental que a partir da verdade de cada situação concreta, das capacidades disponíveis, se faça um caminho que eleve o “outro” para o patamar da dignidade, da mesa comum, onde ele se possa sentar e comer do mesmo pão, dado por Deus a todos. (in VOZ DA MISSÃO, março 2014)

Comentários

Mensagens populares