BRASIL| COPA A bola é fogo… (3)

BRASIL|COPA
A bola é fogo… 
Paraplégico dá chuto "simbólico" TV/GLOBO
3… Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial e em população. de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com 43,6 milhões de residentes.O estado de Minas Gerais tem 20,5 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 16,3 milhões de habitantes. Bahia tem 15 milhões de pessoas e o Rio Grande do Sul, 11,1 milhões. O estado menos populoso é Roraima, com 488 mil habitantes.
A cidade de São Paulo é a que possui a maior população do país: 11,8 milhões (número que é maior que o de 22 estados e do Distrito Federal).
No posto de cidade menos populosa do Brasil está Serra da Saudade (MG), com 825 habitantes.
Etnias no Brasil (cor ou raça): Pardos: 43,1%; Brancos: 47,7%; Negros: 7,6%; Indígenas: 0,4% e Amarelos: 1,1% .

Paraplégico dá pontapé de partida
Após muito suspense, um paraplégico deu um "chuto simbólico" numa bola de futebol na abertura da Copa utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro Miguel Nicolelis. O chuto foi na Arena Corinthians, na quinta-feira (12). O voluntário era Juliano Pinto, 29 anos, paraplégico.
O "pontapé" ocorreu graças a um equipamento controlado diretamente pelo cérebro. O plano foi desenvolvido pelos cientistas do projecto "Andar de novo", encabeçado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).
Segundo o Comitê Organizador da Copa do Mundo, o "pontapé inicial" aconteceu fora do campo de jogo, para não prejudicar o gramado por causa do peso do equipamento.


E a bola continua a rolar. Os fãs dos grandes jogadores (Ronaldo, Neymar, Messi,… aplaudem efusivamente os seus golos e até dizem que vão aos jogos por causa deles porque são bonitos (!) e simpáticos. É a festa brava nos campos de futebol , mas há muito brasileiro chorando sua triste sorte, e sua miséria e abandono.

Comentários

Mensagens populares