BRASIL/COPA A bola é fogo…(1)


BRASIL/COPA  
a bola é fogo... (1)

1…Esta tarde antes de começar a Copa do Mundo, os meus colegas que vivem no interior do Maranhão, em Minas Gerais e em Belo Horizonte há dezenas de anos, acentuaram expressões como estas: “no Brasil a bola é fogo”, “o brasileiro é doido pelo futebol”, “pela bola esquece tudo”, “é mesmo uma doidice”... O Brasil é um país que eu conheço mais a nível de hotéis cinco estrelas. Mas também conheço a realidade brasileira na sua pobreza, a rondar  muitas vezes a miséria… Visitei por duas vezes as principais cidades, como: Brasília, Rio, Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador da Baía, Iguaçu, Aparecida,… A realidade é-me transmitida pelos meus colegas de missão. Tentarei durante a Copa, lembrar alguns aspectos desta grande nação que é o Brasil.A Abertura da Copa foram 25 minutos dum programa excelente, maravilhoso, ligado à cultura e vida do povo brasileiro constituido por várias raças desde o mais alto cidadão até aos grupos de índios. Estes com cidadania precária, fazem muitas reivindicações porque vivem oprimidos. E são explorados.
Abriu a Copa do Mundo na sua 20ª edição. O Brasil ganhou à Croácia por 3-1 (conceda-se o benefício duvidoso na grande penalidade - o que não invalida a vitória) .

Há poucos dias gritavam contra a Copa: despesas enormes perante uma pobreza que não tem fim. Finalmente – na hora – as coisas acalmaram! Será que conseguirão alguma coisa ou serão uma vez mais enganados!? Enganados porque “a bola é fogo”!  

Comentários

Mensagens populares