NIGERIA Boko Haram exige libertação de militantes a troco de jovens

NIGERIA
Boko Haram exige libertação de militantes a troco de jovens
Nigéria. Jovens sequestradas.

O Líder do Boko Haram afirmou ontem que as mais de 220 nigerianas sequestradas em Chibok a 14 de Abril vão continuar prisioneiras até serem libertados todos os militantes do grupo islamita que estão detidos.
Num novo vídeo de 17 minutos, obtido pela AFP, Abubakar Shekau refere que as jovens já se converteram ao Islão e mostra uma centena de raparigas vestidas com o jihab (véu islâmico) e a recitar excertos do Corão. Uma delas aparece a dizer que não foram maltratadas. As jovens de 17 e 18 anos, foram sequestradas de uma escola em Chibok, no estado de Borno, uma região maioritariamente cristã. Foram levadas 276 alunas, mas quase 50 conseguiram escapar.
Segundo a BBC, o ministro do Interior da Nigéria, Abba Moro, recusa o acordo, argumentando que é “absurdo” um “grupo terrorista” impor condições para a libertação das raparigas. Segundo um relatório do Grupo Internacional de Crise,
publicado no mês passado e citado pela AFP, o Exército nigeriano é responsável pela detenção arbitrária de milhares de pessoas – incluindo mulheres e crianças – por suspeita de pertencerem ao Boko Haram e de as manter em condições precárias.

A 14 de Março, o grupo atacou uma base militar de Giwa, em Maiduguri, libertando centenas de insurgentes. JN     

Comentários

Mensagens populares