IDADE Está na moda ser idoso por ARMANDO SOARES

Está na moda ser idoso por ARMANDO SOARES   

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia determinaram que o ano de 2012 seja celebrado como o Ano Europeu do Envelhecimento activo e da Solidariedade entre as gerações. É mais uma oportunidade soberana para nos debruçarmos sobre os problemas que vimos somando anos, e que, depois da infância, da adolescência e da juventude, da condição de homem adulto nos levam à velhice e decrepitude.

Foi decidido que a partir dos 65 anos, o homem seria considerado idoso, mas é um facto que a maior parte ads pessoas nessa idade mostram ainda muita capacidade que seria injusto não aproveitar. Um idoso não é um inútil, nem um arrumado, nem devemos desprezar sua limitações mas valorizar sua experiência e saber acumulado.

A reforma leva as pessoas a passarem a um novo ritmo, mais adequado às possibilidades de uma máquina com as peças já meio gastas. Mas seria uma injustiça considerar um reformado como uma peça de mobília já fora de uso. Saiba a juventude haurir, escutar os sábios conselhos dos mais velhos e que permitem aos mais novos, aos netinhos, se não fosse a disponibilidade dos avós reformados!

Ainda bem que surgem interesses pelos nossos idosos. Uma grande parte dos que têm mais de 65 anos  está saudável, e mantém-se activa, são consumidores de espectáculos  culturais, consomem propostas de lazer, e de turismo no estrangeiro e no país e há instituições que garantem cuidados de saúde, e acompanhamento na doença.


Uma outra causa de interesse social pelos mais idosos, é eles serem um precioso auxiliar para a família nuclear dos filhos e filhas, aliviando nas tarefas de levar e buscar os filhos à escola ou ao jardim de infância. E serem a segurança das crianças que brincam na rua sozinhas. Porque não havemos de dar oportunidade aos nossos mais velhos, que deram tudo por nós, nesta dimensão de voluntariado e solidariedade. E de se sentirem felizes?

Comentários

Mensagens populares