ANGOLA ANO JUBILAR por P. Kusseta

ANGOLA
Ano Jubilar por P. KUSSETA
O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um ano santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos.
A celebração cristã se fundamenta na Bíblia; tanto no Antigo
Testamento, de onde temos a tradição judaica como
 no Novo Testamento.

A palavra jubileu vem do hebraico yovel que quer dizer trazer de volta. No ano jubilar tudo e todos voltava a liberdade. E os terrenos também voltavam aos proprietários originais. Além da contagem do ano de shemitá de sete em sete anos, existe a contagem do yovel – o jubileu, que ocorre a cada cinquenta anos, no ano seguinte ao término de 7 anos sabáticos.
O primeiro jubileu cristão foi instituído pelo Papa Bonifácio VIII, em 22 de Fevereiro de 1300. O tempo de jubileu era um tempo de paz e reconciliação, um tempo de festa e perdão. Um tempo de Graça Divina.
Em nossos dias aconteceram os seguintes jubileus (1950 a 2016):
1950: O Jubileu “do grande retorno e do grande perdão”, o Papa Pio XII abriu o Ano Santo com o horizonte carregado de tensões e com feridas da Segunda Guerra Mundial ainda não saradas. O Papa insistiu na mensagem sobre a paz. E durante este jubileu se proclamou o Dogma da Assunção de Maria, na Praça de São Pedro.
1975: O Jubileu da Reconciliação e da alegria; o Papa Paulo VI viu o Ano Santo como ocasião de renovação interior do homem. Os três pontos fundamentais deste jubileu foram: a alegria, a renovação interior e a reconciliação.
2000: O Grande Jubileu; o Papa João Paulo II preparou os fiéis para este Ano Santo desde 1994, e em duas fases: Primeira fase 1994 a 1996 (anos ante preparatórios). Foi o tempo de consciencialização da Igreja. Segunda fase 1997 a 1999. 1997 (Ano de Jesus Cristo), 1998 (Ano do Espírito Santo), 1999 (Ano de Deus Pai). Em 2000, o Papa João Paulo II proclamou com a bula Incarnations Mysterium.
2015: Jubileu Extraordinário da Misericórdia; o papa Francisco convocou um Jubileu extraordinário, com ênfase na Misericórdia. No dia 8 de Dezembro de 2015, o papa abriu a porta Santa. E pela primeira vez na História da Igreja – participaram dois Papas na Cerimónia: Papa Francisco e o Papa Bento XVI.

A nossa Paróquia Rainha Santa Isabel criada em 1940, passados os 75 anos (25 anos + 25 anos + 25 anos) celebra neste ano o Grande Jubileu - o Jubileu de Diamante. É tempo de bênção, de Graça, de Amor divino, de Reconciliação, é tempo de libertação e de salvação. Por isso, alegremo-nos, rejubilemos porque o Senhor nos ama e nos quer libertar. *  AMBOIM 67 2016

Comentários

Mensagens populares