ANGOLA VIANA terra também regada com o sangue do Padre Lima e seus companheiros. por

ANGOLA
VIANA terra também regada com o sangue do Padre Lima e seus companheiros. por
                                                               “Sangue de mártires, semente de cristãos


Foto: P. EDUARDO
Foi em 3 de Fevereiro de 1982 que o Padre Manuel Armindo de Lima, missionário da Sociedade Missionária da Boa Nova derramou o seu sangue, na área de Viana, Angola, juntamente com mais 3 Catequistas: a Maria Adriano, casada de 29 anos e que se encontrava grávida; a Carmita com 23 anos, o Joveta, que fizera 17 anos 2 dias antes. A Maria Adriano era membro da Legião de Maria e dava ao apostolado 12 horas por semana. A Maria do Carmo (“Carmita”) tinha sido elemento da polícia e foi com dificuldade que conseguiu sair por ter escolhido a vida religiosa. O Joveta era no dizer do nosso Bispo “ainda criança”, que viveu sua vocação de catequista zeloso. O Padre Lima natural de Chaviães, Melgaço, Portugal nunca duvidou da sua vocação missionária e ofereceu-se para estar em Angola, na linha da frente, depois de haver sido também muito bom missionário em Moçambique.
O Bispo de Viana, D. Joaquim Ferreira Lopes decidiu convocar toda a Diocese para a celebração do dia 4 de Fevereiro para colocar perante os fiéis o exemplo destes 4 e narrou na homilia como foram mortos. E pediu que a partir de agora se peçam por intercessão deles graças para que se possa enviar para Roma o processo e, se for vontade de Deus, venham a ser venerados. Quer também que a data do seu martírio entre no calendário diocesano e no local (agora Capela de Nossa Senhora dos Mártires) haja mais celebrações durante o ano. E indicou que temos que conhecer melhor estes que foram “testemunhas” até ao derramamento do sangue.
A Capela de Nossa Senhora dos Mártires, por vontade expressa de D. Joaquim, virá a ser uma Basílica, onde os crentes se devem reunir para avivar sua fé. A partir de agora a Diocese terá 3 locais de peregrinações nas quais não pode faltar: Nossa Senhora da Muxima (o mais importante santuário de Angola), S. José do Calumbo (muito querido na Província de Luanda) e agora Nossa Senhora dos Mártires.
E Dom Joaquim declarou que está admirado como esta jovem Diocese de Viana está a ser tão viva e explicou que se está a realizar a verdade dita desde os primeiros tempos da Igreja “Sangue de Mártires, semente de cristãos”.
Uma tarefa especial foi pedida ao Grupo “Padre Manuel Lima e Companheiros” e quer que este grupo de “Amigos do Padre Manuel Lima e Companheiros” não seja só de jovens mas nele também entrem adultos.  A Diocese quer ajudar a que este grupo tenha raízes profundamente cristãs e a Sociedade Missionária o tenha também como seu.
Eram muitas as pessoas presentes, destacando-se jovens e crianças.
E o grupo coral ostentava em suas camisolas vermelhas o rosto dos 4 que regaram com seu sangue esta Diocese há 33 anos. 

Comentários

Mensagens populares