MOÇAMBIQUE por COMBONIANOS Bispos moçambicanos promovem dia de oração pela paz

MOÇAMBIQUE  por COMBONIANOS
Bispos moçambicanos promovem dia de oração pela paz
Combonianos, 26 de Abril de 2016
Bispos de Moçambique

A Conferência Episcopal Moçambicana (CEM) agendou para o domingo, 22 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, um Dia Oração pela Paz.
Há muito tempo que Moçambique se encontra numa situação difícil por causa da grave crise política entre a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), actual partido no poder, e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), ex movimento de guerrilha, que se tornou o partido principal da oposição. Por causa dos combates entre os dois lados, muitos habitantes de Moçambique se refugiaram na fronteira com o Maláui. “Renovamos a nossa solidariedade a todos os moçambicanos que continuam a sofrer por causa desse clima de guerra”, escrevem os bispos. “Como Igreja, não estamos ligados a nenhum partido político, mas estamos a favor das pessoas, especialmente as mais pobres, as mais afectadas por esta guerra absurda”, afirmam.
A reiterar o desejo de “buscar juntos o caminho da paz”, os bispos moçambicanos “pedem o cessar-fogo e um diálogo eficaz entre as partes que envolva também a sociedade civil”. Nessa óptica, o Governo e a oposição são impelidos a “por em prática medidas concretas para por fim às hostilidades e permitir a retomada da vida normal do país que se encontra semiparalisado”.

A CEM recorda a situação dramática do desenvolvimento local: “Nenhum investimento, nenhuma ajuda de outros países, enfraquecimento constante do turismo, falta de segurança nos movimentos, 36 mil crianças e jovens sem acesso à escola, 11 mil moçambicanos refugiados no Maláui, e a queda da economia.” “Aonde querem chegar?” É a pergunta inquietadora feita pelos bispos. SELMI in VM junho 2016

Comentários

Mensagens populares