VATICANO Agentes pastorais assassinados em 2015

VATICANO  Agentes pastorais assassinados em 2015

O grande número de agentes pastorais assassinados revela, nesta fase histórica da humanidade, um aumento sem precedentes. Parece que não houve nada parecido na história, porque há uma perseguição global. Na verdade os cristãos mortos neste ano, pertencem a quase todos os continentes.  A América nos últimos sete anos consecutivos, tem a primazia triste com oito agentes pastorais mortos. Seguida pela Ásia com sete, cinco da África e, finalmente, a Europa com dois padres mortos em Espanha. 
Estes números são apenas a ponta do iceberg da perseguição mundial dos cristãos, como lemos na Carta a Diogneto, “amar a todos e perseguidos por todos”. Há grupos fundamentalistas que tornam os cristãos objecto de ataques e massacres e autênticos genocídios. (P.Vito Del Prete, PIME).

De acordo com informações obtidas, em 2015 foram mortos no mundo 22 agentes pastorais. Pelo sétimo ano consecutivo, o maior número de agentes pastorais mortos está registado nos Estados Unidos. De 2000 a 2015, de acordo com os dados que temos, foram mortos no mundo 396 agentes pastorais, dos quais 5 eram bispos. 
Em 2015 foram mortos violentamente 13 sacerdotes, 4 religiosas e 5 leigos. De acordo com a distribuição por continentes, na América foram mortos:  em Agosto, 7 sacerdotes e uma religiosa; na África foram mortos, em Maio, 3 sacerdotes, um religioso, um secular; na Ásia, em Julho, 1 sacerdote, 2 religiosas, 4 leigos; na Europa, foram mortos 2 sacerdotes. 
Em todas as partes do mundo, sacerdotes, religiosos e leigos mortos,  vivem sua vida quotidiana dando testemunho: administrando os sacramentos, ajudando os pobres e marginalizados, cuidando dos órfãos e tóxico-dependentes, na sequência de projectos de desenvolvimento. E alguns foram mortos pessoas a quem ajudaram. 

A lista anual da Fides, que é certamente incompleta, refere-se apenas aos missionários ad gentes em sentido estrito, mas todos os agentes pastorais mortos violentamente. O termo "mártires" é usado apenas no seu sentido etimológico de "testemunhas”. in VM maio 2016
FIDES

Comentários

Mensagens populares