SMBN CUCUJÃES Encontro anual das famílias dos Missionários da Boa Nova por P. JOAQUIM PINHO

SMBN
CUCUJÃES   Encontro anual das famílias dos Missionários da Boa Nova por P. JOAQUIM PINHO

 Realizamos no dia 25 de Abril de 2016, o convívio anual das famílias dos Missionários da Boa Nova.
Esteve um dia de Primavera. Pelas 10.00h começaram a chegar os primeiros. Os membros da casa presentes foram fazendo o acolhimento. Além das nossas famílias registamos também a presença dos nossos missionários que trabalham no Seminário de Cernache do Bonjardim e Valadares bem como os nossos alunos do Ano de Formação  (Cernache) e os nossos alunos de teologia (Valadares). Vieram também as missionárias da Boa Nova e alguns familiares seus.
Pelas 10.30h iniciava-se o encontro de todos com o Superior Geral da Sociedade Missionária, P. Adelino Ascenso,  presidindo à mesa com o  P. Januário dos Santos, que deu a todos as boas-vindas, fez uma breve introdução e orientou a apresentação dos presentes. Assim, os familiares dos nossos missionários iam-se apresentando espontaneamente, dizendo quem era o “seu” missionário. Uns, família de missionários ainda no campo de missão; outros, família de membros já em descanso em Portugal, neste Seminário ou no Lar Santa Teresinha; outros ainda, família de missionários já na casa do Pai. No final de cada apresentação, o P. Januário ia lembrando o que cada um está fazendo no campo de missão e o que fizeram os que o Pai já chamou a si, depois de uma vida toda doada à missão e ao Povo de Deus. Não será demais aqui lembrá-los. Assim, vieram familiares do P. Anastácio Jorge, Superior Regional de Moçambique, a trabalhar na Arquidiocese de Maputo, nas paróquias do Aeroporto e Mavalane; do P. João Catarino, no Brasil, diocese de Umuarama, paróquia de Cafezal do Sul; os pais do P. Nuno Lima, no Japão e actualmente a concluir  doutoramente em Roma; familiares do P. Jerónimo Nunes, actual Reitor do Seminário de Valadares; os pais, irmã, cunhado e sobrinhos do P. Zacarias, actual ecónomo do Seminário de Valadares; familiares do P. António Gonçalves e do Irmão João Gonçalves; Irmãos do P. Alexandre de Sousa, já na casa do Pai e antigo missionário em Nampula (Moçambique); um sobrinho e a sua esposa do P. Agostinho Rodrigues, também já na casa do Pai; um sobrinho e a sua esposa dos missionários PP. Álvaro Patrício e José Patrício, antigos missionários também em Moçambique,  Xai-Xai  e Nampula, respectivamente, também já na glória do Pai.
A seguir, o Superior Geral deu-nos uma visão geral da Sociedade Missionária nos seus diferentes campos de missão e em Portugal e a distribuição dos nossos membros.  Todos cheios de trabalho e a necessitar de reforços. Os desafios para o futuro são cada vez maiores. Isso, preocupa a situação dos missionários; vemo-nos na necessidade de ir reduzindo campos de trabalho.
Às 12h00 partimos para a celebração da Eucaristia, na capela do Seminário. Era o dia da festa litúrgica de S. Marcos. O Superior Geral convidou-nos a entrar uma vez mais no dinamismo da Missão.
O Programa seguiu com o almoço, oferecido pelo Seminário, mas onde também não faltou a fruta e os doces que alguns trouxeram de casa para partilhar. Houve muito espírito fraterno.
Pelas 15.00h fizemos a nossa romagem à gruta de Nossa Senhora, no nosso carvalhal, rezando o terço missionário, orientado pelos seminaristas de Valadares.
No final, algumas palavras do P. Januário sobre o significado missionário da gruta de Nossa Senhora de Lurdes nas nossas casas. Particularmente em Cucujães, além de aos Sábados se fazer esta romagem, desde o início da Sociedade, as primeiras expedições dos nossos missionários para as missões faziam ali a sua romagem e seguiam depois para a antiga estação de comboio do vale do Vouga para seguirem viagem para Lisboa,  mudando para a linha do Norte na estação de Espinho. Os superiores, alunos, familiares e povo desta terra acompanhavam-nos até ao “vouguinha”, como ainda hoje se apelida essa composição.

E terminámos assim o nosso dia, com o coração em festa.  in VM maio 2016

Comentários

Mensagens populares