SÍRIA Libertados jornalistas espanhóis sequestrados na Síria

Libertados jornalistas espanhóis sequestrados na Síria
Três jornalistas espanhóis que em 2015 foram sequestrados no norte da Síria estão de regresso a casa, segundo fontes do executivo espanhol. O trio estava desaparecido há quase um ano.



Os jornalistas espanhóis Antonio Pampliega, José Manuel López e Ángel Sastre, que foram sequestrados em Alepo (no norte da Síria) em julho de 2015, foram finalmente libertados, segundo fontes do executivo espanhol. De acordo com o El País, os três homens já se encontram na Turquia, para onde as autoridades espanholas enviaram um avião de modo a facilitar o seu regresso a casa.
As mesmas fontes asseguram que a libertação ocorreu há poucas horas e que a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, falou com os três jornalistas nesta tarde sábado, 7 de maio. A libertação dos profissionais de imprensa só foi possível graças à “colaboração de países aliados e amigos”, sobretudo na fase final das negociações.

Os jornalistas, cujo rasto se perdeu a 12 de julho de 2015, estavam a cobrir da guerra na Síria desde que esta estalou, já em 2011. O trio, a trabalhar em regime freelance, estava na cidade de Apelo, no norte do país, sob o controlo da filial síria da Al Qaeda. Escreve o El País que tinham entrado há dias naquele país, vindos da Turquia, e que o seu veículo foi intercetado por um grupo armado desconhecido que usava roupas ao estilo afegão.

Comentários

Mensagens populares