ASSOCIAÇÃO REGINA MUNDI por FERNANDO SILVA

ASSOCIAÇÃO REGINA MUNDI  por FERNANDO SILVA


A ARM – associação dos antigos alunos da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN), pretende manter viva a sua ligação com a Sociedade Missionária da Boa Nova, envolvendo-se de forma mais efectiva na sua acção missionária.
Esta associação foi fundada a 2 de outubro de 1960, no Seminário de Cucujães. Esta criação deu resposta ao anseio de alguns antigos alunos que quiseram manter-se ligados à instituição onde receberam uma parte importante da sua formação. Já em ocasiões anteriores a esta data tinham sido realizados alguns encontros e reuniões, promovidos por várias gerações de alunos, sendo o mais antigo, de que há registo, de maio de 1944, em Sintra.
Actualmente e de forma regular, a ARM promove encontros de antigos alunos em vários locais do país, nomeadamente, em Trás-os-Montes, em Lisboa e nos Seminários de Cucujães, Valadares, Cernache do Bonjardim e no Convento de Cristo em Tomar. Anualmente, é realizado um Encontro Nacional/Assembleia-Geral onde, dando cumprimento aos estatutos, se informa os participantes do funcionamento da associação bem como, a cada 3 anos, se elege uma nova direcção. No próximo dia 8 de maio, este encontro terá lugar no Seminário de Cernache do Bonjardim, esperando-se uma participação em massa desta grande família armista. Desde já, a direcção da ARM apela àqueles antigos alunos que nunca participaram nestes encontros a participarem. Para isso basta enviar um e-mail para arm@boanova.pt ou através do telefone 93 777 60 17.  Todos estes encontros, para além de serem momentos de convívio com antigos colegas e servirem para abrir o baú das recordações de tempos idos, muitas vezes, no próprio local dessas mesmas memórias, servem também para colocar os participantes ao corrente do trabalho missionário da SMBN, das suas dificuldades e dos seus êxitos apostólicos.
Para além da promoção destes encontros, a ARM procura manter todos os seus elementos informados e ligados à vida da SMBN fazendo-lhe chegar as informações mais relevantes quer de forma imediata através das novas tecnologias, quer de forma mais resumida e periódica através dos seus boletins informativos.
Esta ligação torna-se efectiva com a participação, na medida do útil e do possível, naquelas acções que podem (e devem) ser desenvolvidas por nós. Nos últimos tempos, a acção mais visível tem sido a participação no Projecto “Um Sorriso Para Ti”, projecto este que tem ajudado a melhorar as condições das crianças de escolinhas em Moçambique, nomeadamente, no Chibuto (Xai-Xai), Malema (Nampula) e em Pemba (Cabo Delgado). Esta ajuda tem sido feita através da generosidade dos antigos alunos, com as suas doações, que são canalizadas através dos membros da Boa Nova a trabalhar nestes Campos de Missão, tendo dado bom fruto, como é constatável nas informações/relatórios que nos têm sido devolvidos a partir de Moçambique. Outra forma de participação tem sido através do empenho pessoal de alguns membros da ARM em algumas acções tanto em Portugal como, inclusive, na ida já por duas vezes, de um pequeno grupo, a Moçambique, para aí também poder deixar o seu pequeno/grande “grão-de-areia” no imenso trabalho missionário que há a realizar.

A associação conta também com alguns livros editados, com assuntos mais directamente relacionados com os interesses da ARM e dos seus membros. in VM maio 2016

Comentários

Mensagens populares