GRÉCIA / Lesbos Papa visitou os Refugiados retidos no campo de Moria, por ARMANDO SOARES

GRÉCIA / Lesbos  Papa visitou os Refugiados retidos no campo de Moria, por ARMANDO SOARES
O Papa Francisco visitou no passado 16 de Abril 2016, o campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos, que acolhe cerca de 2500 pessoas.

Francisco percorreu o campo com o arcebispo ortodoxo de Atenas, Jerónimo II, e o patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, tendo começado por saudar um grupo de 150 menores acolhidos no centro.
Depois atravessou o pátio dedicado ao registo dos refugiados e cumprimentou pessoalmente homens, mulheres e crianças provenientes de países como a Síria, Iraque, Irão, Paquistão ou Afeganistão.
“Quero dizer-vos que não estais sozinhos”, declarou.
O Papa, acompanhado por um intérprete, conversou com várias das famílias presentes e recebeu desenhos de crianças, como presentes.
Vários refugiados choraram ao encontrar-se com o pontífice argentino. Alguns ajoelharam-se aos pés do Santo Padre imploraram ajuda, ao mesmo tempo que contavam a sua história de vida: os pais de um bebé que nasceu na costa turca, doentes com cancro, vítimas do ‘Estado Islâmico’. Enfim,  pessoas que não querem regressar à Síria e que agora se deparam com as portas da Europa fechadas. 
Francisco evocou os “grandes sacrifícios” de quem teve de deixar tudo e deixar a sua terra, sem saber o que esperar, recordando quem se encontra noutros campos de refugiados, “ansiando construir uma nova vida” na Europa.

O Santo Padre explicou que a iniciativa ecuménica promovida com Bartolomeu e Jerónimo II visa chamar a atenção do mundo para esta “grave crise humana e implorar a sua resolução”.
“Que todos os nossos irmãos e irmãs, neste continente, possam – à semelhança do Bom Samaritano – vir em vosso auxílio, animados por aquele espírito de fraternidade, solidariedade e respeito pela dignidade humana que caracterizou a sua longa história”, apelou.
No final deste encontro, o Papa, o patriarca de Constantinopla e o arcebispo ortodoxo de Atenas assim uma declaração conjunta, almoçando depois com alguns refugiados num contentor instalado nas traseiras do campo de Mória.

O Papa Francisco regressou ao Vaticano levado consigo um grupo de 12 refugiados, três famílias de refugiados sírios, das quais seis menores. A nota oficial precisa que se trata de pessoas que estavam no centro de acolhimento de Lesbos antes do acordo entre a União Europeia e a Turquia. in VM maio 2016

Comentários

Mensagens populares