VATICANO Cartazes contra o Papa por Teofilo Minga

   CARTA

Carta de um amigo por Teófilo Minga

Carissimo Tobias e Zé,
Então agora essa dos cartazes contra o Papa? Não é de admirar e virão outras mais. Isso só mostra que Francisco está no bom caminho e que há uma grande necessidade de oração por ele. Se ele continuamente pede para que rezem por ele, tem as suas razões. Agora tem mais uma evidente para todos nós.
Escrevi esse poema que partilho convosco. Dia 20 chego a Roma. Já nos encotraremos por aí.
De resto a minha ação no Peru começou a minha terceira e ultima semana. Tudo tem corrido muito bem. Com dois bispos até (na segunda semana, a Semana da Selva amazónica, oferecendo um curso intensivo de uma semana para professores de Religião dos três Vicariatos desta zona da Selva Peruana).
Um a participar na minha primeira aula de Mariologia (de facto ele veio fazer a saudação inicial do curso e talvez por delicadeza ficou nessa primeira aula; mas fiquei satisfeito que tivesse ficado porque me correu muito bem); outro a participar na minha última sobre o FUNDAMENTOS DA FÉ (em termos mais simples e reais, sobre a apresentação do Catecismo da Igreja Católica): uma "ignorância" técnica no manejamento do computador ao apresentar a lição fez que não me saísse tão bem. Fiquei-me talvez pelos 97%. Mas para bispo (digo cá para mim!) merecia mais... 
De todos os modos um bispo muito simpático, um agostiniano espanhol, missionário de velha data aqui no Peru: também por delicadeza deve ter ficado nessa última aula, já que tinha que dar os diplomas aos professores de religião que tinham feito o curso: 62). Um bispo já "convertido" ao estilo latino-americano que logo depois da lição não teve problemas em vir connosco até ao restaurante para a ceia da despedida. (No almoço de chegada, tambem num restaurante, comi lagarto que até me revoltou o estômago, durante uns dias; nesta última refeição escolhi um bicho mais conhecido: frango!) 
E vai o poema sobre os ataques ao papa Francisco. Veio-me a inspiração qundo rezava hoje na Capela da Universidade Marista de Lima, onde ainda colaborei esta tarde numa ação, sobre o BIcentenário Marista que estamos celebrando.
Abraço e até breve
Teófilo

Comentários

Mensagens populares