COLÔMBIA “É preciso dialogar e entender o protesto dos camponeses”, afirma o Bispo de Tibú



Camponeses são forçados a abandonar cultivo de coca

O Bispo de Tibú, na Colômbia, Dom Omar Alberto Sánchez Cubillos, invocou o caminho do diálogo para encontrar uma solução para a difícil situação desses dias na região de Catatumbo.
Há dias, mais de 1.200 habitantes de Ocaña e três mil de Tibú protestam para pedir a demarcação de uma Zona de Reserva Camponesa (ZRC) em Catatumbo. Na nota enviada a Fides, o Bispo explica que a frustração da população deriva de várias causas, entre as quais a erradicação forçada dos cultivos de coca, que foi por muito tempo a espinha dorsal da economia da região.

"O Estado não fornece uma alternativa imediata ao cultivo da coca que leve em consideração a necessidade do camponês que viveu por muito tempo graças a esta actividade. Eis o motivo pelo qual muitas pessoas se manifestam pelo modo como está sendo gerida a questão da erradicação desses cultivos por parte do governo", referiu o Bispo de Tibú. Os camponeses rejeitam os projectos da chamada "locomotiva das minas" e pedem a gradual substituição dos cultivos ilícitos através de projectos produtivos sustentáveis. Enquanto isso, na região cresce a tensão, as estradas estão bloqueadas há mais de dez dias, a polícia denuncia a infiltração da guerrilha de esquerda entre os manifestantes, começam a faltar produtos alimentícios e combustível e até mesmo a Cruz Vermelha denunciou que está limitada em seu serviço de assistência aos feridos. FIDES, 24/06/2013

Comentários

Mensagens populares