INDIA Jovens reunem para acabar com o trabalho infantil


Prática afecta milhões de crianças

Manifestantes seguram cartazes durante o
Dia Mundial do Trabalho Infantil em Nova Deli
Comícios e seminários marcaram o Dia Mundial do Trabalho Infantil na Índia de hoje, com pedidos para acabar com a prática que aflige cerca de cinco milhões de crianças no país.
Cerca de 50 crianças se reuniram em Nova Deli na Porta  da Índia segurando cartazes e gritando palavras de ordem, enquanto que cerca de 3.000 crianças participaram de um "Marcha contra o Trabalho Infantil 'em Ranchi, no leste da Índia. Eventos semelhantes ocorreram em Bangalore.
"Nós nos reunimos para protestar contra o trabalho infantil no país", disse Anjali rapaz de 17 anos no protesto de Nova Delhi. "As pessoas têm que rever a maneira como tratam as crianças no trabalho doméstico.”
O mal afecta o crescimento das crianças fisica, mental e emocionalmente."O desenvolvimento da criança é necessário para o desenvolvimento do país", acrescentou.
As crianças na Porta da India faziam parte da campanha nacional contra o trabalho infantil, lançado pela Comissão de trabalho da Conferência da Índia dos Bispos Católicos.
"A educação é o direito mais importante de uma criança", disse o padre Rajan Punnakal, que organizou o protesto Delhi. "Nós podemos lutar contra uma série de males sociais, educando as crianças vêm da secção ignorante da sociedade."
A maioria dos cinco milhões de crianças trabalhadoras da Índia são trazidos de pobres e em países desenvolvidos para as cidades metropolitanas, como Delhi e Mumbai a trabalhar em fábricas, restaurantes de beira de estrada e como trabalhadoras domésticas.
De acordo com as estatísticas fornecidas pela Organização Pesquisa Nacional de Amostra, a maior parte das crianças trabalhadoras vem do norte do estado indiano de Uttarakhand (mais de 1,7 milhões), seguido por 550 mil a partir de Bengala Ocidental, mais de 400.000 de Rajasthan e cerca de 390 mil por parte do Estado de Gujarat .
"Eu fui forçado a trabalhar num restaurante por meu pai há dois anos, para sustentar a família financeiramente. Fizeram-me lavar os pratos. Eu não gostava do trabalho e queria estudar ", disse Ravi,  rapaz de 12 anos que agora está matriculado numa escola e deixou o trabalho que estava fazendo.Várias leis foram aprovadas sobre o trabalho infantil no país, nomeadamente o Trabalho Infantil (Proibição e Regulamento) Act de 1986, que proíbe o emprego de crianças abaixo da idade de 14 anos em ocupações perigosas.
Apesar disso e de várias outras leis, pouco tem sido feito para combater activamente o problema, diz Pe. Punnakal. 
"Há uma necessidade de reabilitar as crianças que são resgatadas de trabalho infantil. O governo deve promover a educação não formal como base para a educação formal. EUCANEWS  12.06.2013


Comentários

Mensagens populares