ESTADOS UNIDOS legislador fala 11 horas para inviabilizar projecto de lei do aborto


Cenas extraordinárias e de alto drama em senado Texas


Helen Davidson para o The Guardian
Um projecto de lei do aborto controverso foi bloqueado após um dia de drama político no Texas, que começou com um discurso de obstrução maratona e terminou com um protesto público estridente que se espalhou por todo o país na atenção da mídia social.
Republicanos no Legislativo estadual admitiram a derrota nas primeiras horas da manhã, quando se tornou claro que a votação do projecto de lei, restringindo o aborto no Texas, não foi concluída antes da meia-noite.
Houve cenas extraordinárias na câmara do senado em Austin, Texas, em que os democratas montaram uma campanha concertada para parar o projeto se tornar lei. Um senador democrata, Wendy Davis, falou durante 10 horas e 45 minutos.
Movimentos processuais trazidos pelos adversários republicanos obrigaram a parar de falar; outros colegas democratas tentaram avariar o relógio.
Notícias da obstrução espalhadas por mídias sociais, e o presidente Barack Obama twittou seu apoio. Centenas de pessoas se reuniram nas galerias públicas, e nos corredores de fora da câmara do senado preenchido com outras centenas mais.

Como parecia que a votação do projecto estava perto, a galeria pública explodiu em vaias e aplausos, interrompendo o processo.

Comentários

Mensagens populares