FRANÇA desastre para Lourdes após piores inundações em 100 anos

Gruta Milagrosa, capelas e piscinas curativos deixadas em ruínas

                                                                      Imagem: Pascal Pavani / AFP
                                                  Ben McPartland para The Local

O Presidente da França, François Hollande, disse na quinta-feira que seria declarado estado de desastre natural no sudoeste do país, depois que furiosas inundações causaram devastação em toda a região e deixaram a cidade de Lourdes e seu famoso local de peregrinação católica em ruína.
Apenas a Basílica de Nossa Senhora da Imaculada Conceição sobreviveu ilesa das enchentes que devastaram o local de peregrinação na cidade de Lourdes.
A gruta do santuário foi submersa na água lamacenta enquanto capelas e as piscinas de banho de água a que muitos atribuem poderes curativos, foram deixados em ruínas, como milhões de litros de água da enchente invadiram a cidade.
Apenas seis meses atrás a cidade foi atingida por inundações semelhantes que causaram mais de um milhão de euros em prejuízos.Mas com o derretimento da neve adicionado ao peso das águas diluvianas, o rio Gave de Pau transbordou; o dilúvio desta semana foi ainda mais destrutivo do que em outubro passado.
O prefeito de Lourdes, Jean-Pierre Artiganav destacou o impacto na cidade, descrevendo-o como um "desastre económico".
"Nossa prioridade é reorganizar o acesso [à cidade] para que Lourdes possa continuar a sobreviver. Mas vamos precisar de muito tempo para a limpar e re-estabelecer uma rede de comunicação.
Lourdes é visitada por milhões de peregrinos todos os anos, ou seja, a economia da cidade é quase totalmente dependente do turismo.

Mas o famoso santuário, em que a Igreja Católica anota 68 milagres, não pode recuperar-se totalmente do desastre e permanecerá fechado durante o futuro próximo. UCANEWS   24 jun 2013

Comentários

Mensagens populares