INDONÉSIA Refugiados xiitas em East Java obrigados a deslocarem-se

Mais de 160 famílias reassentadas com sunitas a gritar insultos

Um dos 150 refugiados que pedalaram a Jacarta
esta semana em protesto

Mais de 160 famílias xiitas no East Java que no ano passado procuraram refúgio num complexo desportivo devido a ataques de sunitas foram obrigados pela polícia a abandoná-lo.
A transferência ocorreu na tarde do dia 20 de junho 2013 após uma reunião de oração islâmica num campo perto do complexo no bairro Sampang. O encontro de oração foi usado como razão para mover os refugiados.
Cerca de 900 polícias escoltaram as famílias a um arranha-céu no distrito de Sidoarjo.
Os refugiados viviam no complexo desportivo desde agosto do ano passado depois de um 500-forte sunita ter atacado Bluuran e Karang Gayam aldeias na ilha de Madura, pondo dezenas de casas em chamas.
De acordo com o advogado que representa os xiitas refugiados, Herstaning Ikhlas, a polícia tinha permitido a entrada de 1.000 participantes da oração no complexo desportivo.
"Eles gritaram para os refugiados xiitas, 'Vocês são infiéis! Vocês está infiéis! '", Ele disse ucanews.com. "Alguns dos Shia só conseguiam chorar e rezar".
Os refugiados têm em várias ocasiões pedido para ser autorizados a regressar às suas aldeias. No início desta semana, um grupo de cerca de 150 pedalaram a Jacarta para divulgar a sua situação .
Extremistas sunitas locais disseram, porém, que só permitiria que os Shia voltassem se eles se tornassem sunitas. Anistia Internacional no ano passado citou fontes credíveis que afirmaram que funcionários do governo local tentaram convertê-los à força.
O Governador do East Java Soekarwo disse ontem, porém, que não houve realojamento forçado. "Este foi a seu [xiitas refugiados] pedido", disse Metwotvnews.com. "Assim, o governo provincial está a facilitar a transferência."
Também afirmou que o governo provincial vai assumir a responsabilidade para cobrir necessidades, tais como alimentos, enquanto eles permanecem desempregados. UCANEWS 21 de junho de 2013


Comentários

Mensagens populares