FILIPINAS CARTA EPISCOPAL e tráfico de seres humanos

FILIPINAS
CARTA EPISCOPAL e tráfico de seres humanos
O presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP), lembrou aos cristãos que eles são chamados para ajudar a libertar o mundo dos males causados ​​pelo tráfico de seres humanos.
Numa carta pastoral recente, escrita em preparação da visita do Papa Francisco ao país de 15-19 janeiro de 2015, o arcebispo Socrates B. Villegas, arcebispo de Lingayen-Dagupan, salienta que é o dever de todo cristão a fazer tudo para lutar tráfico, e para garantir que aqueles que caíram nas mãos dos traficantes sejam libertados e capazes de voltar para casa e retomar suas vidas normais com suas famílias, amigos e comunidade. "Se isso é um dever dos cristãos individuais, ainda mais deve ser para o Estado e a sociedade", escreveu o arcebispo.
O prelado sublinhou que a caridade e compaixão exige que os cristãos exerçam todos os esforços para libertar traficantes de seres humanos motivações e as atrações de seu comércio ilícito e de investimento para levá-los de volta.
Afogar o mal em abundância de bem e converter o malfeitor numa fonte de bem é o triunfo final que devemos procurar nesta luta", enfatiza Dom Villegas.
Reflectindo sobre Gênesis 04:19, quando Deus pergunta a Caim que fez do seu irmão Abel, o arcebispo perguntou: "Onde está o seu irmão ou irmã que é um escravo? Onde está o seu irmão e sua irmã são mortas todos os dias nos armazéns ilegais, em anéis de prostituição, exploração de crianças usadas para mendicidade ou explorado trabalhando ilegalmente? "Na carta pastoral o bispo Villegas aponta que o Senhor morreu na cruz para libertar seu povo, não só a partir da escravidão do pecado, mas também do mal que ataca todas as fraquezas humanas e da vulnerabilidade do indivíduo e da sociedade.
O quadro da situação dos direitos humanos nas Filipinas não é cor de rosa. A longa lista de violações cometidas no país e apresentadas pela Comissão especial por ocasião do Dia Mundial dos Direitos Humanos atesta como as violações persistem mesmo se o governo Manila continua a implementar políticas e medidas para garantir e defender a dignidade humana.

"A visita do papa Francisoc - como disse o cardeal Luis Antonio Tagle, na sua mensagem - focada em misericórdia e compaixão, certamente, oferecem grandes oportunidades para experimentar a graça de ouvir o convite para não explorar os pobres, para a renovação da sociedade, cuidados da criação e de viver com dignidade ". Misna

Comentários

Mensagens populares