INDIA CONVERSÕES FORÇADAS em debate

INDIA
CONVERSÕES FORÇADAS    em debate
12 De Dezembro De 2014 - 13:22 INDIA

 "Em todos os estados há uma lei anti-conversão": disse hoje M Venkaiah Naidu, Ministro dos Assuntos Parlamentares e membro do partido Bharatiya Janata Party (BJP). A chamada para uma nova legislação nacional veio no meio de um debate acalorado que por mais de três dias continua no parlamento indiano depois de cerca de 200 muçulmanos de Agra, no estado de Uttar Pradesh, terem sido convertidos à força ao hinduísmo por grupo Bajrang Dal, Rashtriya Swayamsevak Sangh ligada organização radical (RSS).
"A Constituição dá às pessoas a liberdade para apoiar qualquer partido e aderir a qualquer religião. (...) O BJP é um partido estranho. O que eles fazem e o que eles dizem não é para a religião ", disse Sharad Yadav do Janata Dal United (JDU).
No debate também falou padre Z. Devasagayaraj, membro da Conferência da Índia os Assuntos Tribais Episcopal. "Uma lei anti-conversão - disse o religioso - constituiria uma violação dos direitos humanos. Limitaria os direitos daqueles que querem fugir da opressão de sua própria religião. Até mesmo os hindus que querem libertar-se da opressão do sistema de castas e dall'intoccabilità iria encontrar-se em dificuldade. Nestes casos, mais do que a própria religião, é a liberdade da pessoa que tem de ser respeitada. "
John Dayal, membro do Conselho de Integração Nacional, disse à agência de notícias UCA News que a resposta do Ministro Naidu enfatiza claramente a ligação entre o governo e os RSS, que é fomentar conversões forçadas em várias partes do país. "O país - disse Dayal - não precisa de uma lei anti-conversão. Nós precisamos de uma lei para prevenir a violência comunal e estar direccionados contra as minorias religiosas e outros grupos. "   Misna

 

Comentários

Mensagens populares