SIRIA Curdos: EI conta com 200 mil homens, mais do que cálculos da CIA


SIRIA
Curdos: EI conta com 200 mil homens, mais do que cálculos da CIA
Foto: AP
Foto de arquivo
17 de Novembro, 13:45

Nas fileiras do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) encontram-se 200 mil combatentes, o que ultrapassa várias vezes a avaliação da Central Intelligence Agency (CIA) dos Estados Unidos, declarou Fuad Hussein, representante dos destacamentos armados peshmerga, que lutam contra o EI.
Segundo a CIA, do lado do EI combatem entre 20 e 31,5 mil terroristas. Antes Ryan Trapani, representante da CIA, declarou que os números refletem o aumento das fileiras dos terroristas com “recrutas”, que foram recrutados na fase dos êxitos militares do EI nos últimos meses. Segundo a avaliação dos peritos dos serviços secretos, o número de combatentes do EI não era superior a 10 mil.
“Eu falo de centenas de milhares de combatentes (EI), visto que eles podem mobilizar a juventude árabe nos territórios ocupados”, declarou Hussein, numa entrevista ao jornal Independent.
Segundo a sua opinião, a possibilidade do EI de realizar ofensivas simultaneamente em várias frentes no Iraque e Síria mostra que “o seu número é superior a 200 mil homens, ou seja, seis a sete vezes mais do que a CIA calcula”.

Em conformidade com a avaliação do peshmerga, o EI controla atualmente um terço do território do Iraque e da Síria, cuja aérea total é de cerca de 250 mil quilômetros quadrados, o que é comparável à Grã-Bretanha.

Comentários

Mensagens populares