NATAL A noite é linda

NATAL
A noite é linda
 São duas horas da madrugada. Não durmo. Estou na varanda do Hotel, na Ilha da Madeira, na cidade do Funchal, que me encanta. Uma doce brisa me envolve. No céu azul-escuro há estrelas a brilhar. Nas ruas e avenidas uma imensidão incontável de lâmpadas acesas de cores variadas, nos ramos e troncos das árvores e ao longo das estradas, aos milhares formando cordões de belo efeito na encosta-concha do Funchal e na Avenida junto ao mar e no cais da Pontinha.
Da varanda do Pestana Carlton Park Hotel, vejo o Casino com um dístico de Natal: "Feliz Natal - Merry Christmas". Um mundo de beleza - que beleza! - diriam os nossos irmãos brasileiros.
É verdade. O Natal na Ilha da Madeira e na cidade do Funchal é mesmo assim externamente, pelo menos. Encantador. Refrescante. Emotivo. A multidão de pessoas adensa-se de dia e pela noite fora, num clima paradisíaco.
Hoje houve maratona. Jovens, adultos, a correr lado a lado: foi bonito. Gostei. Centenas de participantes. Alguns já mesmo esgotados pelo esforço. Mas o desporto é vida. Dá saúde. Desintoxica a mornaça da vida em que se vive.

O Natal é lindo. Um Menino que nasceu à luz dum lampião ou duma candeia, celebrado com milhares de lâmpadas acesas; que nasceu numa gruta e nós vivendo em boas casas e luxuosos hotéis; Jesus na pobreza e nós sôfregos de dinheiro e comodidades... Não estaremos porventura longe do caminho que Jesus nos quis ensinar?! Perdoai-nos, Senhor, se não compreendemos a tua mensagem. Mas se aqui no Funchal é assim, eu sei que também há pobres como Tu, há gente sem conforto, há gente sem casa, há meninos a dormir na rua, há mães sem pão para dar aos filhos famintos, há gente em barracos, há gente sofrendo de mil e uma maneiras, há Marias ansiosas, há Josés sem saber o que fazer. Tu bem sabes. Nós sabemos.

E há no mundo milhões de pobres, de famintos, de excluídos da sociedade que os abandonou. Comi e bebi de sobra. E isso me pesa, se penso que há estômagos vazios bem perto de mim e que há muitos miseráveis a viver na rua. Excluídos pelos homens mas amados e preferidos por Deus. Uns vivendo no luxo, outros vivendo no lixo. Que mundo cão!
Eu poderia ser um desses pobres. Mas, talvez por sorte, talvez pela luta pela vida, não sou. E pela força que Ele me dá para viver e trabalhar. Mas nunca posso esquecer os treze anos que trabalhei nas Missões de Moçambique, no meio dos pobres, em que o Natal pouco mais tinha que a beleza da fé, expressa em alegria brilhante!
Que o Natal seja lindo, mas lindo para todos. Acolhedor. Tonificante. E que a noite linda, lembrando o nascimento do Salvador, possa criar amor entre os homens, para que se encham os estômagos vazios, não falte o pão na mesa de todos e uma vida com sentido na vertente da caminhada para o Deus que nos quer felizes.

Noite linda! Natal salvador!

Comentários

Mensagens populares