PORTUGAL São João de Brito missionário

PORTUGAl
São João de Brito missionário
São João de Brito
Filho de Salvador Pereira de Brito e Brites Pereira nasceu em 1 de Janeiro de 1647, em Lisboa. Educado entre os pajens do Rei D. João, distinguiu-se sempre pela lhaneza do seu trato e delicadeza de consciência. Nutria o desejo de oferecer a Deus uma vida mais perfeita, pela observação dos conselhos evangélicos. Tinha uma enorme vontade de sacrificar sua vida como missionário das Índias. Com esta aspiração, entrou na Companhia de Jesus em São Roque. Aos 14 anos.
Numa carta ao Superior da Companhia manifesta seu ardente desejo: “O desejo que tenho e que, dia e noite, me abrasa de ir às Índias para me empregar na salvação das almas”.
Ordenado sacerdote, teve grande satisfação de ser mandado para as Missões da Índia. Em Goa, completou os estudos teológicos. Terminados estes, iniciou a sua vida de missionário na região Maduré.  
Os sacerdotes pagãos tramaram terrível perseguição a João, que um dia o prenderam a ele e os seus companheiros. Maltrataram-nos, dando-lhe finalmente a morte pela espada. Amputaram-lhe ainda as mãos e os pés. As relíquias foram depositadas na igreja do Colégio dos Jesuítas em Goa, onde se acha também o corpo de São Francisco Xavier.

Em 17 de fevereiro de 1853, Padre  João de Brito foi inscrito no elenco dos Bem-aventurados pelo Papa Pio IX. Em 27 de junho de 1947 foi canonizado pelo Sumo Pontífice Pio XII. 

Comentários

Mensagens populares