NIGERIA BOKO HARAM Mais de 150 mortos em ataque de islamistas do Boko Haram na Nigéria

NIGERIA
BOKO HARAM  Mais de 150 mortos em ataque de islamistas do Boko Haram na Nigéria

AFP e PÚBLICO 
03/12/2014 - 13:31
Ofensiva do início da semana foi repelida por militares que usaram forças terrestres e meios aéreos.
Imagem do atentado da semana passada em Kano AMINU ABUBAKAR/AFP

Mais de 150 pessoas, entre as quais 38 polícias, foram mortas durante um ataque do grupo islamista Boko Haram à cidade de Damaturu, no nordeste da Nigéria – noticiou a AFP, depois de ouvir fontes policiais e pessoal dos serviços de socorro e saúde.
Ainda que o balanço não tenha sido feito, no ataque, ocorrido na segunda-feira, morreram muito mais pessoas do que o número de 59 inicialmente anunciado por fonte hospitalar citada pela Reuters: 33 polícias, seis soldados e 20 membros do Boko Haram.
Um responsável dos serviços de socorro e uma fonte médica do hospital de Sani Abacha, naquela cidade, disseram à AFP que na morgue entraram 115 corpos. Não souberam esclarecer se pertenciam a civis ou atacantes. Foram igualmente mortos seis soldados, acrescentou. O porta-voz da polícia nigeriana declarou que foram mortos 38 polícias.
Fonte das forças de segurança tinha dito anteriormente que os atacantes que participaram no ataque à capital do estado de Yobe levaram consigo na retirada cadáveres que transportaram em carrinhas.
ataque foi repelido por militares nigerianos, que usaram O forças terrestres e meios aéreos.
No mesmo dia, um duplo atentado suicida, à bomba, causou a morte de pelo menos seis pessoas em Maiduguri, capital do estado de Borno, no nordeste. O comissário da polícia do estado indicou o número de seis mortos, incluindo as duas bombistas, mas uma testemunha disse ter contado dez corpos e um funcionário do hospital local afirmou que deram entrada 15 cadáveres e 25 feridos com gravidade.
Na sexta-feira, foi atacada a mesquita de Kano, na cidade que tem o mesmo nome do maior estado nigeriano, num duplo atentado, seguido de tiroteio, que fez pelo menos 120 mortos na principal cidade do Norte da Nigéria.

A insurreição dos islamitas do Boko Haram causou desde 2009 a morte de 13 mil pessoas e a deslocação de 1,5 milhões.

Comentários

Mensagens populares