PAZ Construtores da paz

PAZ
Construtores da paz

Deus quer a paz. Deus criou o mundo para que todos os homens vivessem livres e no amor fraterno. Mas o mal habita no coração do homem. O ódio, a violência, a luta pelo poder, a injustiça, o fanatismo político ou religioso, o terror e o medo criaram a desarmonia, a guerra, a divisão. Caim matou Abel. As perseguições de grupos humanos: étnico-religioso-ideológicos fizeram hecatombes através das páginas negras da história humana. A loucura do homem fez e faz correr rios de sangue inocente.

A paz foi anunciada no primeiro Natal. Com Jesus, Deus instaurou no mundo a paz. É anunciada a todos os homens e mulheres amados por Deus. "Felizes os construtores da paz", proclamou Jesus Cristo o homem-Deus pacífico e amigo dos pobres e dos humildes, na proclamação das Bemaventuranças. E repetiu-o várias vezes na saudação nas suas aparições depois de ressuscitado: "A paz esteja convosco".

Foram duas as guerras mundiais, no século passado. Não têm conta as guerras através da história humana. É dura a destruição maciça de grupos étnicos na Ásia, na África, na Europa ou na América, com o genocídio por exemplo, dos índios e dos ameríndios.
A Igreja fundada por Jesus Cristo tem a missão de promover a paz. "Eu vos dou a minha paz, uma paz que o mundo não pode tirar" (Jo 14, 27). Paz interior, paz da alma, paz com Deus, paz com todos os homens, porque na Bíblia a paz é algo de indivisível.

A paz é fruto da justiça e da solidariedade. Não admite que haja excluídos, marginalizados, analfabetos, destruição ecológica, luta satânica pelo poder, conflitos étnicos, fracturas económicas e sociais. A paz não pactua com terrorismos instaladores do medo que desgasta e mata.

A Igreja, pela voz da hierarquia sempre alimentou planos e incentivos de paz. O Papa João Paulo II foi um arauto e anunciador, um peregrino da paz em todo o mundo. Todo o cristão tem de ser construtor da paz. Todas as Igrejas cristãs, budistas e outras aspiram à paz, reclamando os direitos do homem, tentando resolver conflitos e reconciliar os adversários.

Deus quer a paz. A Igreja promove a paz com a justiça e a solidariedade. 0 Papa faz imensos apelos à paz. Todas as Igrejas aspiram à paz. Todo o homem tem o direito a viver, e só se vive verdadeiramente quando há paz. Rezemos pela paz. Sejamos mais audazes em promover e construir a paz, em cada um, na família, na sociedade e no mundo.
Sejamos valentes construtores da paz.


Comentários

Mensagens populares