PORTUGAL PRISCOS Presépio ao vivo 600 figurantes

PORTUGAL
PRISCOS   Presépio ao vivo   600 figurantes
Por Sandra Feitas JN 20.12.2014
Presos participam acompanhados por guardas prisionais
Pelo NONO ANO consecutivo, a freguesia de Priscos, em Braga, a partir do dia 21 de Dezembro 2014 até 11 de Janeiro 2015 transformou-se  num verdadeiro presépio de Natal. Além da comunidade local, esta ano a organização deu uma oportunidade a quatro homens do Estabelecimento prisional de Braga de viverem dias de liberdade, através do trabalho neste projecto, que vem sendo construído desde Março e chegou a juntar, num dia, 200 voluntários.
“Apostámos nos reclusos porque achámos que são os bons pastores de Belém, de há 2000 anos. Aqueles que estavam à margem da sociedade, em quem ninguém acreditava”, afirma o Padre João Torres, mentor do projecto, que acredita que “dar trabalho a presos é essencial para reduzir a reincidência no crime”.

Tudo é verdadeiro
Há vários meses que quatro homens, integrados num regime aberto e vigiados por guardas prisionais, se têm dedicado à construção de pequenas casas, à edificação da arca de Noé, ou, por exemplo, à limpeza do espaço, que espera receber milhares de visitantes. Segundo um dos reclusos “temos trabalhado em tudo o que é necessário para pôr isto em funcionamento. E “isto” significa um espaço com 30 mil metros quadrados, , com 90 cenários e 600 figurantes, que irão representar a cultura egípcia, judaica e romana.
Difícil arranjar ladrões
Neste presépio, onde, segundo João Torres, “tudo é verdadeiro e nada é a fazer de conta”, haverá ferreiros a forjar e temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas. A padeira a amassar a farinha, os Reis Magos, os soldados romanos, e até os inconvenientes ladrões entre os mercados”. ”Pessoas para fazerem de ladrão é o mais difícil de encontrar”, confessa o pároco da freguesia.
Por outro lado, as pessoas que vão dar vida à família de Nazaré já estão encontradas. “São muitas famílias que vão representar Maria, José e o Menino Jesus, algumas com bebés de dois meses”, revelou.

Catacumba é novidade
 O presépio contará, este ano, com uma catacumba. A obra idealizada por um construtor local, pretende evocar os cristãos perseguidos por todo o Mundo. O evento foi inaugurado no dia 21, às 10h30, pelo arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga e vai prolongar-se até ao próximo dia 11 de Janeiro.

«A ideia do presépio é conjugar várias sensibilidades. Vamos buscar à comunidade o que de melhor sabem fazer».  Padre João Torres

«600 participantes no presépio oriundos de Braga, Guimarães, Barcelos e Porto».

JN 20.12.2014






Comentários

Mensagens populares