SAÚDE… em Portugal

SAÚDE… em Portugal

O nível de vida de um povo avalia-se pelas dimensões e funcionamento da educação, da saúde e da justiça. São elas que desenvolvem, tratam e defendem o homem na sua identidade e como cidadão. Vou dar uma nota sobre a saúde. Nos vales do Tâmega e do Vouga e quantos vales mais… acontece haver muita gente sem médico de família. E os que o têm, terão direito a umas 4 vezes por ano a uma rápida consulta. Os que esperam por uma vaga, chegam a ser uma largas dezenas e vão às tantas da matina.
Acresce a isto que os bons médicos, os melhores médicos estão saindo para países onde ganham mais. Aqui temos de aturar os que nos dão: cubanos, espanhóis,… não tenho nada contra eles mas sei que muitos serão apenas técnicos de medicina como acontecia em Moçambique, e dito por eles próprios. O nosso amigo Brasil tem 1 médico para 500 habitantes embora a distribuição não seja equitativa. Tem 365 mil médicos para 190 milhões de habitantes.

Para quando a resolução dos problemas de saúde que afectam tantos portugueses, até porque tem aumentado assustadoramente a média etária?!

Comentários

Mensagens populares