PORTUGAL PRISCOS Presépio ao vivo conta com figurante muçulmana


PORTUGAL
PRISCOS  Presépio ao vivo conta com figurante muçulmana

 «Estamos a trazer ao presépio gente com ideias diferentes, gente que não come à mesma mesa que nós, mas que quer estar connosco. Eu acho fantástico. Isto é Natal.» Foi de forma entusiástica que o padre João Torres, junto do arcebispo D.Jorge Ortiga, inaugurou, no dia 21, o Presépio Vivo de Priscos, o maior da Europa e que trará à pequena freguesia de Braga milhares de pessoas, até 11 de Janeiro. Este ano através das catacumbas, a organização quis fazer uma denúncia à perseguição religiosa e até convidou uma muçulmana para integrar a equipa de 600 figurantes dão vida ao evento.
«Temos muitos grupos religiosos que vêm visitar o nosso presépio, mas é a primeira vez que temos uma muçulmana que é figurante em todas as sessões do presépio. É uma médica moçambicana que está cá a trabalhar e, depois de vários contactos, aceitou o nosso desafio», confessou João Torres, sublinhando aimportância do “respeito entre as religiões”, numa altura em que “os cristãos são perseguidos em mais de cem países e, a cada cinco minutos, um deles morre devido à sua fé”.

Combater depressões
Neste presépio de 30 mil metros quadrados, a organzação diz que cabem, assim, todas as religiões, mas também os sonhos das pessoas. Muitos dos figurantes, que estão distribuídos pelos 90 cenários, representam o que imaginavam ser um dia. “Já houve quem chegasse e me dissesse: “Estou farto de ser pobre. Não consegue arranjar um cenário onde seja rico? Então decidimos que vai ser rei durante estes dias”, conta o pároco, sublinhando que o projecto serve, em muitos casos “para ajudar as pessoas a saírem do seu estado depressivo”.
Alberto Martins, um dos fundadores do presépio, confirma. Para este bracarense “a convivência” é o melhor que leva. “Aqui as pessoas vivem dias felizes”, diz. No seu caso, há cinco anos que veste o papel de um senador, uma personagem “não muito bem tratada pelos visitantes”. “Quando percebem que representamos a classe política, somos logo vistos como os maus da fita”, conclui.

«O que aconteceu há dois mil anos continua a existir. Crianças em extrema pobreza, governantes que estão do lado dos ricos, famílias a fugirem com medo»
João Torres

«O que mais destaco é a convivência que se cria durante todos estes dias. Sou um dos fundadores do presépio e a minha família também participa.»

Um figurante






Comentários

Mensagens populares