ARÁBIA SAUDITA Arábia Saudita contra Irão, a luta pela hegemonia no mundo islâmico

ARÁBIA SAUDITA
Arábia Saudita contra Irão, a luta pela hegemonia no mundo islâmico
O que é jogado por trás do conflito entre as duas grandes potências?
TERÇA-FEIRA 05 DE JANEIRO DE 2016 • 11:16
A crise entre a Arábia Saudita eo Irão é mais do que o conflito religioso, executando um clérigo xiita e questão política do assalto à embaixada saudita em Teerã.
Esta é a primeira rodada de um cabo de guerra para o poder regional, agora, após o levantamento das sanções internacionais, Teerão voltar a ser um jogador completo no cenário mundial onde nós também lutam pela liderança mais de 1,5 bilhão de muçulmanos.
Maniifestantes em Teerã repudiar a família saudita.
Quais são as áreas de poder está em disputa?
- Síria: Os sauditas são parte da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, alegando que não haverá paz na Síria até que ele deixa o cargo ao presidente Bashar al-Assad. Mas o Irã, juntamente com a Rússia, são aliados-chave do presidente sírio.Embora Teerã é uma teocracia e da Síria um estado secular, eles compartilham sua decisão de manter Israel na baía e norte-americanos na região.
- Iêmen: No conflito civil no Iêmen, o "quintal" de Riyadh na península Arábica, a minoria xiita, hutíes, apoiado pelo Irã se rebelou contra o governo no ano passado e já controlam grandes setores. O presidente deposto foi temporariamente exilado na Arábia Saudita.
- Iraque: Desde a queda de Saddam Hussein, do Iraque maioria xiita que governa em Bagdá e tem estreitas relações com Teerã.
- Petróleo: Dentro dos países produtores de petróleo, a Arábia Saudita pesos pesados.Mas após o levantamento do embargo de petróleo, o Irã afirma sua posição anterior de poder dentro da OPEP, quando ele veio a produzir quatro milhões de barris por dia, em comparação com os parcos atuais 800.000 barris por dia. Mas cada barril que o Irã se juntar ao mercado vai colocar pressão sobre outros produtores.
- Religião: Enquanto os sauditas são em sua maioria sunitas, xiitas iranianos são. Os sunitas representam 90% do mundo muçulmano, enquanto os xiitas são apenas 100 milhões

Comentários

Mensagens populares