FILIPINAS Mais de um milhão de fiéis na procissão do Nazareno Negro na Manila


FILIPINAS 
Mais de um milhão de fiéis na procissão do Nazareno Negro na Manila
 FILIPINAS  08.01.16 HÁ 8 HORASPOR LUSA

Pelo menos um milhão de pessoas concentrava-se às portas da igreja de Quiapo e nas ruas adjacentes para presenciar a saída da imagem pouco antes das 06:00 (22:00 de sexta-feira em Lisboa) e quatro horas mais tarde a multidão tinha crescido para 1,5 milhões de pessoas, segundo o porta-voz do departamento da Polícia da capital Kim Molitas.
PUB
http://pub.sapo.pt/lg.php?bannerid=222132&campaignid=138957&zoneid=2925&loc=1&referer=http%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto.com%2Fmundo%2F516609%2Fmais-de-um-milhao-de-fieis-na-procissao-do-nazareno-negro-na-manila&cb=4b38da6ecf
As autoridades filipinas calculam que o número de pessoas que vai assistir à procissão do Nazareno Negro pode superar os nove milhões do ano passado.
A peregrinação durante todo o dia. Em 2012, foram 22 horas, em 2013 18 horas; e em 2014 e 2015 prolongou-se durante cerca de 19 horas.
A procissão anual de Quiapo, em honra do chamado Nazareno Negro, uma imagem em tamanho real de Jesus Cristo levada do México para as Filipinas por missionários espanhóis em 1606, caracteriza-se por cenas de autêntica histeria por parte de milhares de fiéis que a tentam tocar enquanto é transportada pelas ruas.
Os filipinos católicos acreditam que tocar na imagem ou no manto que a cobre permite a cura de doenças e dá sorte.
Segundo a lenda, a cor negra da imagem deve-se a um incêndio no navio que a transportou. Apesar de queimada, os filipinos passaram a venerá-la e desde então atribuem-lhe muitos "milagres".
A imagem encontra-se na Igreja de São João Baptista, onde termina a procissão, realizada anualmente a 9 de janeiro, e o Nazareno Negro é considerado o padroeiro de Quiapo.
As Filipinas estiveram sob domínio de Espanha desde o século XVI até serem cedidas aos Estados Unidos em 1898, na sequência da guerra entre norte-americanos e espanhóis.
As Filipinas tornaram-se independentes em 1946, após terem sido ocupadas pelo Japão durante a II Guerra Mundial.







SÍRIA

Comentários

Mensagens populares