VIRGEM MARIA A mulher mais poderosa por AS/ANSELMO BORGE

VIRGEM MARIA  A mulher mais poderosa por AS/ANSELMO BORGES 


Numa entrevista de doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade  de Letras da Universidade de Coimbra  uma jornalista perguntou-me: "Qual é, no seu entender, a mulher mais poderosa de Portugal?" E eu (Anselmo Borges), espontaneamente: "Estou convencido de que a mulher mais poderosa em Portugal é Nossa Senhora. Pergunto: o que seria a Igreja em Portugal sem Fátima? E a influência de Fátima na política, sobretudo pela via da reconciliação, da pacificação de si mesma consigo e com os outros? Quem não se lembra da tristeza angústia de tantos, por exemplo, durante a Guerra Colonial? E era em Fátima que as mães iam desabafar nos tempos da guerra. Como é lá que os portugueses vão desabafar nestes tempos de crise. Pertence a Frei Bento Domingues a definição inultrapassável de Fátima: "É o cais de todas as lágrimas dos portugueses.
Ficamos admirados quando a National Geographic, com 6,5 milhões de assinantes e que se não pode considerar propriamente "gentil" com a Igreja Católica, venha enaltecer Nossa Senhora. A capa da sua edição americana de Dezembro traz uma bela imagem de Maria c titulaom o título precisamente: "Mary, the most powerful woman in the world" ("Maria, a mulher mais poderosa do mundo"). Para justificar a afirmação, há um longo artigo da escritora e jornalista Maureen Orth.
 Sinto ter de justificar minha opinião pessoal como  Orth Maureen pois tive  a oportunidade de visitar e rezar na maior parte dos grandes santuários marianos do mundo. Maria inspirou a criação de grandes obras de arte na escultura e arquitectura, na pintura, na poesia, na música. Como um símbolo universal de amor maternal, bem como de sofrimento e sacrifício, Maria é muitas vezes a pedra-de-toque da nossa ânsia de sentido, uma ligação mais acessível ao sobrenatural do que as doutrinas formais da Igreja. O seu manto oferece ao mesmo tempo segurança e protecção." Quando perguntaram ao Papa Francisco, que não é beato nem cobarde, o que significava Maria para ele, respondeu: "Ela é a minha mamã". FONTE: A mulher  mais poderosa, ANSELMO BORGES in DN 8.12.15/in VM p.6

Comentários

Mensagens populares