SMBN ENCONTROS DA FAMÍLIA BOA NOVA por P. FARIAS

SMBN
ENCONTROS DA FAMÍLIA BOA NOVA
Cucujães
Guilhadeses
por P. FARIAS
Melgaço
 Cucujães

Alto Minho e Cucujães
O Papa Francisco na carta aos consagrados diz-nos que todos os colaboradores e amigos que comungam o ideal dos diversos institutos formam também parte dessa “família carismática” e participam da sua missão e riqueza espiritual. Essa filiação passa pela participação na vida e acção dessa família e se enriquece pelo conhecimento, espiritualidade e celebração da missão que a Igreja lhe confia.
Neste início do ano pastoral foram já vários os encontros com os nossos colaboradores e amigos que na verdade se sentem membros da família Boa Nova. No dia 15 de Novembro juntaram-se no Seminário da Boa Nova alguns dos nossos colaboradores e auxiliares das Missões da área do Porto para um dia de reflexão, oração e convívio. O P. Jerónimo centrou a sua reflexão sobre a vivência do ano da misericórdia de modo a que cada um dos nossos amigos seja um sinal do amor e da misericórdia de Deus entre os irmãos no meio dos quais partilha e vive  a sua fé. O Ir. Joaquim colaborou na dinamização do encontro que terminou com a romagem à gruta em oração pelos nossos missionários. Foi um dia de vivência missionária e de maior proximidade com os Missionários da Boa Nova.

No final do mês de Novembro os Padres Luís Vieira, Farias e Ir. Isabel das Missionárias da Boa Nova deslocaram-se ao Alto Minho para encontro com a família local. Passaram o dia 26 em Monção onde acolheram os vários colaboradores daquela terra. À noite celebraram a eucaristia para a comunidade onde lembraram todos os nossos colaboradores e amigos falecidos. No dia seguinte estiveram em Melgaço onde se juntaram as nossas auxiliares da zona. Houve tempo para reflexão, partilha e até pequeno convívio. A manhã terminou com o almoço em conjunto num restaurante local a que se juntaram os párocos de Melgaço e Chaviães. Ficou bem manifesto a amor às Missões e compromisso com a Igreja onde todos colaboram activamente.
De 27 à tarde até 29 à noite a equipa missionária esteve em Arcos de Valdevez e Guilhadeses para um tríduo missionário. Houve encontros com as catequeses e membros da comunidade e celebrações eucarísticas. Esta actividade terminou com uma tarde de convívio no salão de Guilhadeses onde se juntaram mais de cem pessoas em reflexão missionária e convívio animado pelo P. Luís Vieira e por artistas da terra.

No dia seis de Dezembro realizou-se no Seminário das Missões de Cucujães o habitual encontro de Natal com a família Boa Nova desta área e também a tradicional feirinha missionária nos claustros do seminário. Orientou o encontro o P. Farias que centrou a reflexão na vivência do ano da misericórdia que está para abrir e durante o qual todos somos chamados a experimentar a misericórdia de Deus nas nossas vidas para sermos também sinais e presença da misericórdia junto dos irmãos talvez mais carenciados e afastados do amor de Deus. Por aí passa também a nossa acção missionária. O encontro foi enriquecido com a celebração eucarística na capela do seminário à qual se seguiu o almoço em comum no refeitório grande. Para além da programação apontada para 2016 houve tempo de partilha sobre a vivência do Outubro Missionário por parte de vários grupos paroquiais. Foi um momento muito enriquecedor e de estímulo para outros mais apagados. Pelo que ouvimos o mês das Missões envolveu muita gente e foi muito participado em várias paróquias. O dia terminou já quase de noite com a romagem à gruta onde rezámos pelos nossos missionários que estão nas frentes da Missão ou vivem a sua vocação missionária na oblação da sua vida debilitada pela doença e idade. Foi um dia cheio de vida e celebração da Missão em que todos se sentiram mais missionários das Boa Nova. in VM jan 2016


Comentários

Mensagens populares