QUÉNIA Quénia e Etiópia com fronteira de paz


QUÉNIA
Quénia e Etiópia com fronteira de paz

Agricultora com cesta de grãos de café
07 De Dezembro De 2015 - 16:25 

Um plano conjunto para o desenvolvimento económico e social da região fronteiriça foi apresentado hoje (07/12) na cidade de Moyale, pelo chefe de Estado do Quênia Uhuru Kenyatta e pelo primeiro-ministro etíope Hailemariam Desalegn.
As intervenções são promovidas e apoiadas pelas Nações Unidas, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), os governos nacionais e os governos regionais, em especial o concelho queniano Marsabit e a província etíope de Borana. Com o interesse do crescimento económico e social, incentivos a empresas privadas dispostas a investir, o objectivo declarado da iniciativa é "começar a mudança por meio de respostas estratégicas e integradas".
Os últimos confrontos ligados ao controle dos recursos naturais e transumância têm causado na fronteira entre Quénia e Etiópia centenas de vítimas. Eles também são activos na Frente de Libertação Oromo militante (OLF), um grupo armado lutando contra o governo em Adis Abeba. A região é de importância estratégica à luz da perspectiva da abertura de um corredor de infra-estrutura que ligue os campos de petróleo do Sudão do Sul para Lamu, porto queniano nas margens do Oceano Índico. MISNA  in VM jan 2016 p.04

Comentários

Mensagens populares