TURQUIA Explosão no centro de Istambul

TURQUIA
Explosão no centro de Istambul
A explosão que matou pelo menos 10 pessoas e feriu outras 15 horas no centro histórico de Istambul foi "um atentado suicida realizado por uma pessoa de origem síria", declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Foi um bombista suicida de origem síria que perpetrou este ato terrorista", disse o islamita-conservador Erdogan num discurso em Ancara, adiantando que "a Turquia é o primeiro alvo de todas as organizações terroristas ativas na região".

A potente explosão ocorreu às 10.18 horas locais (8.18 horas em Portugal continental) no antigo hipódromo junto à basílica de Santa Sofia e à Mesquita Azul, os dois monumentos mais visitados na maior cidade do país.
Segundo a cadeia de informação CNN-Turquia, seis turistas alemães ficaram feridos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês indicou, por seu turno, que um dos seus cidadãos se encontrava entre as vítimas.
O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de crise em Ancara, com os principais responsáveis da segurança do país.
O atentado em Sultanahmet ocorre numa altura em que a Turquia está em estado de alerta na sequência do atentado mais mortífero registado no país e atribuído ao grupo radical Estado Islâmico (EI), que causou 103 mortos em outubro diante da estação central de Ancara.

Durante muito tempo suspeito de complacência em relação aos rebeldes sírios, o regime turco juntou-se o ano passado à coligação "anti-jiadista" internacional e multiplicou as detenções de presumíveis membros do EI.

Comentários

Mensagens populares