AÇORES Bispo afirma que Sé de Angra procura «abraçar todos», crentes e não crentes


AÇORES
Bispo afirma que Sé de Angra procura «abraçar todos», crentes e não crentes
Jan 11, 2018
Vida da catedral diocesana vai ser marcada por diversas efemérides em 2018

O bispo de Angra afirmou que a Sé diocesana procura “abraçar todos”, crentes e não crentes, num ano em que a catedral diocesana vai assinalar diversas efemérides.
“Olhar para o passado é olharmos para as raízes que nos são comuns e equacionarmos os desafios presentes e futuros. E esta casa representa esse passado mas também o presente e o futuro, procurando abarcar crentes e não crentes, abraçando todos”, disse D. João Lavrador, esta quarta-feira.
O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a Sé de Angra assinala em 2018 os 450 anos do seu alvará régio, que permitiu o início da construção do primeiro edifício, os 400 anos do final da sua construção e os 25 anos da inauguração do órgão de tubos.
Esta quarta-feira, na catedral açoriana, foi inaugurada a exposição de fotografia ‘A Sé’, que foi organizada pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e realizou-se a conferência ‘São Salvador de Angra – uma catedral sebástica’, pelo mestre em história da arte Mateus da Rocha Laranjeira.
O bispo de Angra destacou que a Sé “é a igreja-mãe da diocese”, explicando que se celebram não só 450 anos de um edifício mas também “de um lugar onde toda a Igreja diocesana se revê e sente como sinal do seu todo”.
Já o pároco da Sé realçou a “notoriedade” que a igreja dá à cidade e a sua “centralidade” na região, como “marco de unidade regional e de centralidade”.

“Do ponto de vista cristão e da fé, a Sé de Angra significa a unidade da fé e a eclesialidade. É aqui que está o bispo e onde está o bispo está a Igreja e a unidade da fé e dos cristãos”, acrescentou o cónego Hélder Fonseca Mendes, vigário-geral da Diocese de Angra.

Comentários

Mensagens populares