PORTUGAL Professora leva alunos a campo de extermínio de Auschwitz

PORTUGAL
AUSCHWITZ:  Professora leva alunos a campo de extermínio de Auschwitz
Texto J.B. | Foto JCF | 23/01/2018 | 08:44
Os estudantes «entram nos campos mudos e saem calados e começam a olhar para as coisas de forma diferente», demonstra a professora portuguesa

Vinte e cinco estudantes do 11.º e 12.º anos, do Agrupamento de Escolas de Pombal, e seis alunos do ensino secundário de Carregal do Sal, partem de comboio, dia 23 de março, rumo a Auschwitz (Polónia). A viagem vai durar 12 dias, contemplando também paragens em Paris (França) e Berlim (Alemanha), no âmbito da terceira edição da iniciativa `Comboio da memória´, organizada por Isabel Vicente, professora de Português do Agrupamento de Escolas de Pombal.
A iniciativa é uma forma de colocar os mais novos a refletir sobre um tema que a professora considera ser pouco abordado nas escolas nacionais. «Ainda estamos muito longe da aprendizagem plena porque este assunto não é aprofundado. [No ensino] é abordada a II Guerra Mundial, mas a temática do holocausto não é aprofundada. É importante para os alunos estudarem o assunto porque é uma questão que não está completamente sanada e basta olhar à nossa volta», referiu a docente.
 Uma vez em Paris, os adolescentes vão visitar o Memorial da Shoah, dedicado à história dos judeus durante a II Guerra Mundial (1939-1945). Em Auschwitz e Birkenau, os jovens vão cumprir a `Marcha da Paz´ e visitar o Bairro Judeu de Cracóvia. Em Berlim, os mais novos deverão visitar o Museu em Memória dos Judeus e as Portas de Brandenburgo.
 A professora acredita que a aquisição de conhecimentos relacionados com o genocídio dos judeus pelo regime da Alemanha nazi são importantes para a compreensão da humanidade. «O momento mais marcante é Birkenau. Em termos de aprendizagem os alunos vêm diferentes. Eles entram nos campos mudos e saem calados e começam a olhar para as coisas de forma diferente», demontrou a professora, em declarações à agência Lusa. in Fátima missionária jan 2018

Comentários

Mensagens populares