Dia Mundial da Liberdade

Dia Mundial da Liberdade
O DIA MUNDIAL DA LIBERDADE celebra-se a 23 de janeiro. Em Portugal o DL comemora-se a 25 de abril mas a data internacional para celebrar a liberdade é a 23 de janeiro, a qual foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.
A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1º.: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de FRATERNIDADE.
Liberdade é a ausência de coacção, independência, mas é essencialmente o autodomínio com que o homem governa e decide das suas próprias acções. A liberdade reside na vontade, mas sem o CONHECIMENTO DA VERDADE não há liberdade, porque o relativo conduz ao absurdo da ignorância, da falsidade e da barbárie.

Há seres que agem sem julgar, há outros que agem por meio do juízo e outros ainda como resultado do seu instinto natural, como os animais e, nestes  casos, não há liberdade. Maria Susana Mexia in A ORDEM 25/1/18

Comentários

Mensagens populares