BANGLADESH/ambiente Pelo menos 70 mortos


BANGLADESH/ambiente
Pelo menos 70 mortos em Bangladesh
Explosão no armazém de produtos químicos que se acredita ter começado o incêndio que rasgou edifícios de apartamentos

Chamas e fumaça sobem da construção após um incêndio em uma parte
antiga da capital de Bangladesh, Dhaka, em 20 de fevereiro. Pelo menos
70 pessoas morreram no enorme incêndio que destruiu prédios
de apartamentos também usados ​​como depósitos químicos.
(Foto por AFP) Stephan Uttom e Rock Ronald Rozario,
Dhaka 
 Bangladesh  21 de fevereiro de 2019

Pelo menos 70 pessoas foram mortas na parte antiga da capital de Bangladesh, Daca, após um incêndio ter atingido vários prédios de apartamentos na noite de 20 de fevereiro.
Embora a origem do incêndio ainda seja desconhecida, a polícia acredita ter sido iniciada por uma explosão em um depósito químico no térreo de um prédio de cinco andares. Muitos prédios de apartamentos na área são usados ​​para armazenar produtos químicos.
Bombeiros correram contra o tempo para apagar o fogo durante a madrugada em uma área comercial e residencial em Chawk Bazar, disse à mídia o inspetor-geral Jabed Patwary em 21 de fevereiro.
“Um total de 70 corpos foram recuperados e dezenas de pessoas permanecem hospitalizadas. Muitos ainda estão desaparecidos. Tememos que o número de mortes possa aumentar ”, disse Patwary.
"Suspeitamos que uma explosão do armazém tenha iniciado o incêndio e, em seguida, alguns veículos que utilizavam cilindros de gás explodiram antes que o incêndio envolvesse prédios, lojas e restaurantes próximos".
Muhammad Soinik, testemunha ocular, perdeu seu primo Muhammad Wasiuddin, de 20 anos, na tragédia.
“Por volta das 22h30 eu estava na área e vi um carro particular explodir, pegar fogo e pular vários metros do chão. Várias pessoas inclusive meu primo morreram imediatamente no local. Em seguida, o incêndio se espalhou para o armazém de produtos químicos nas proximidades e para edifícios adjacentes rapidamente ”, disse Soinik ao ucanews.com.
A tragédia aconteceu apenas horas antes do povo de Bangladesh começar a observar o Dia Internacional da Língua Materna no dia 21 de fevereiro para homenagear os mártires do movimento linguístico de 1952 que derramaram sangue para estabelecer Bangla como língua estatal, desafiando o então governo paquistanês.
Incêndios mortais não são incomuns em Bangladesh.
Em 17 de fevereiro, nove pessoas morreram e dezenas ficaram feridas depois que um incêndio destruiu 200 favelas na cidade portuária de Chittagong, no sudeste do país.
Em 2012, cerca de 110 trabalhadores morreram depois que a fábrica de roupas Tazreen Fashions pegou fogo no cinturão industrial Ashulia de Dhaka.
Em 2010, uma explosão em um depósito de produtos químicos na área de Nimtoli, em Daca, viu 124 pessoas morrerem em um incêndio mortal.
O incêndio em Nimtoli desencadeou um enorme clamor público exigindo a transferência de armazéns químicos do Velho Daca. O governo da Liga Awami prometeu mudar cerca de 800 armazéns químicos, mas não conseguiu manter o compromisso.
“Depois da tragédia de Nimtoli, o governo garantiu que os armazéns seriam movidos, mas nada aconteceu. Se os armazéns tivessem ido, não teríamos visto outra tragédia como essa ”, disse Soinik.
O policial Patwary disse que os armazéns de produtos químicos deveriam ser expulsos da cidade. “Todas as agências governamentais envolvidas trabalhariam com a polícia para libertar o Old Dhaka de armazéns químicos”, disse ele.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Calcula-se que Dhaka abrigue cerca de mil fábricas de produtos químicos há muito tempo consideradas uma bomba-relógio. Cerca de 850 são ilegais, segundo o grupo ecologista Poribesh Banchao Andolon.
Uma pesquisa realizada pelo departamento de bombeiros de Bangladesh há dois anos encontrou 360 armazéns químicos em edifícios residenciais em dois bairros.


Comentários

Mensagens populares