NEPAL/dalits Casta-away: Dalits buscam escapar através da conversão no Nepal


NEPAL/dalits
Casta-away: Dalits buscam escapar através da conversão no Nepal
Sistema hierárquico social opressivo vê 'intocáveis' compõem grande parte dos novos cristãos
Nepal Datits.  UCAnews

A comunidade cristã no Nepal não foi poupada da ira da desigualdade baseada na casta da sociedade, embora os dalits de baixo escalão estejam cada vez mais se voltando para o cristianismo como um meio de escapar de seu destino.
As conversões religiosas são ilegais no Nepal, mas os números sugerem que muitos consideram um risco que vale a pena, já que os “intocáveis” estão entre os mais oprimidos por esse complexo sistema social, que não deixa nenhuma esfera intocada.
Testemunho de como as legiões de dalits estão preparadas para apostar na quebra da lei em busca de uma vida mais digna, o Nepal agora abriga uma das populações cristãs que mais crescem no mundo.
A Federação dos Cristãos Nacionais do Nepal (FNCN) estima que existam 12.000 igrejas no país e acredita-se que milhões de nepaleses se tenham voltado para o cristianismo, apesar do censo de 2011 afirmar que os cristãos representam apenas 1,4% da população, ou centenas de milhares de pessoas.
Do total de recém-convertidos, 65% são dalits, segundo a FNCN.
As igrejas começaram a surgir na esteira da democracia multipartidária, iniciada em 1990.
Isso aconteceu quase quatro décadas depois que missionários estrangeiros tiveram permissão de trabalhar no país, com a condição de se absterem de fazer proselitismo. 

Stiging Stinging
Existem entre 3,6 milhões e 5 milhões de dalits no Nepal, o que significa 1/5 da população total.
Há três subgrupos dalits: os que vivem nas regiões montanhosas, os habitantes das montanhas e os Madeshi Dalits do Terai, uma região de planície no sul que se estende ao norte da Índia.
A discrepância nos números deve-se em parte a muitos terem mudado legalmente o sobrenome para parecer que pertencem a uma casta mais privilegiada, como uma última tentativa de aliviar a discriminação que tantas vezes enfrentam .
Eles sofrem por causa de sua raça, etnia, gênero e idioma, levando a uma falta de desenvolvimento em suas comunidades.
Ativistas dizem que metade dos dalits do Nepal vivem abaixo da linha da pobreza. Muitos têm que cobrir grandes distâncias para aceder aos serviços básicos de saúde, enquanto mais de 60% se casam antes dos 15 anos.
Os que vivem no Terai são ainda piores: um terço dos Madeshi Dalits sabe ler e escrever, enquanto apenas 5% têm acesso a instalações sanitárias regulares.
Aos dalits é negado rotineiramente o acesso a serviços e serviços públicos e privados, como templos e funções religiosas e culturais. Frequentemente enfrentam abusos físicos e verbais, ameaças, boicotes sociais, barreiras ao casamento intercalado e segregação ocupacional.
Plano de fuga
Como tal, muitos vêem a conversão ao cristianismo como uma porta de entrada para uma vida melhor, ou um martelo com o qual esmagar o sistema de castas imposto pelos hindus, para que possam desfrutar de pelo menos alguma aparência de igualdade.
Isso pode ser verdade - até certo ponto. No entanto, também levanta a questão: como é acolhedora a Igreja nesses casos?
Eu nasci como um Kshatriya - a classe guerreira tradicional, uma abaixo dos Brahmins (sacerdotes)  - para uma família influente que observou o sistema de castas.
Lembro-me de observar como, na casa de chá da minha tia, alguns clientes foram informados de que tinham que lavar as mãos antes de entrar, enquanto outros não. Eles também tiveram que lavar seus copos e pratos depois de usá-los. O estado de suas mãos era irrelevante. O que fez a diferença foi a casta deles.
Para pessoas de castas inferiores, como ferreiros, operários de couro e alfaiates, as xícaras de que eles bebiam precisavam ser santificadas depois com água benta.
Para a mente do meu filho, essa segregação não fazia muito sentido, mas eu simplesmente a aceitei como uma parte normal da vida. Quando cresci, percebi que essa prática não era exclusiva da minha aldeia, mas universalmente praticada em todo o Nepal.
Dito isto, eu nunca fui totalmente consciente do que significava ser discriminado até que eu “descobrisse” a Igreja enquanto ainda adolescente. Só então me ocorreu que eu pertencia a uma certa casta e que pessoas de outras castas podiam me desprezar com base nisso.
Na época, minha fé ainda estava nascendo. Eu chamaria isso de "epifania", o primeiro ataque contra o cristianismo aos meus olhos mais jovens.
Mais tarde, vi como a casta também era uma grande preocupação quando se tratava de se casar, mesmo entre famílias cristãs.
O problema era que os evangelistas tinham encontrado o caminho para as aldeias étnicas remotas, mas as igrejas que começaram a surgir ali foram muitas vezes formadas por linhas baseadas em castas ou etnias.
Por exemplo, haveria igrejas diferentes para as comunidades de Chepang, Tamang e Dalit.
Dito isto, os cristãos convertidos no Nepal não são todos pobres e socialmente oprimidos.
Além das comunidades marginalizadas, também houve um influxo de castas mais altas. Os membros desse grupo geralmente exercem papéis influentes de liderança dentro da Igreja, criando um senso de neofeudalismo.
Como as igrejas do Nepal dependem de conversões religiosas para aumentar seus números, um pastor de castas superiores me disse uma vez que os pastores dalits não eram tão bem-vindos quanto os recém-chegados tendiam a rejeitá-los.
Igrejas na vizinha Índia tentaram recentemente estimular o diálogo sobre a situação que os Dalits ainda enfrentam, com a intenção de apelar ao Vaticano para um dicastério separado para eles.
Particularmente gostei de como o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, primeiro prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, disse que respeitar os direitos e a dignidade de cada etnia ou raça deveria ser codificado na missão de desenvolvimento humano da Igreja.
Isso certamente seria um passo positivo em frente.
Cristo e casta
É possível servir a Cristo e respeitar o sistema de castas ao mesmo tempo?
Às vezes, domesticamos o cristianismo para servir à nossa própria fraqueza, mas quando interpretamos a Bíblia em nosso próprio contexto e zona de conforto, corremos o risco de ser desviados das importantes mensagens contidas no livro sagrado.
Em Marcos 16:15, o Cristo ressuscitado nos ordena: “Saia para o mundo inteiro; proclame o evangelho a toda a criação ”.
A quem isso se refere? Os dalits não são também parte da criação? Claro que eles são. Todo mundo é. Toda criatura viva! Cristo nos convidou a todos para ser um com Ele.
Ao converter-se ao cristianismo, algumas de nossas crenças podem mudar, mas a cultura (negativa) de discriminação baseada em castas permanece a mesma.
Esperamos promover a assimilação digna de pessoas de todas as origens étnicas no corpo único de Cristo. A discriminação baseada em castas dentro da Igreja deve terminar.
Além disso, uma vez que a Igreja proíbe a injustiça social em nome da casta, os cristãos devem se sentir compelidos a tomar medidas para ajudar a sociedade secular do Nepal, que ainda está sofrendo profundamente.
Isso é importante porque a Bíblia nos instrui. O status quo do fanatismo social no Nepal não é apenas uma vergonha - é um pecado.
Prakash Khadka é um ativista da paz e dos direitos humanos, bem como representante do Pax Romana no Nepal, o movimento católico internacional
para assuntos intelectuais e culturais.

Comentários

Mensagens populares