PERSEGUIÇÃO/índia Cristão decapitado no estado indiano de Odisha


PERSEGUIÇÃO/índia
Cristão decapitado no estado indiano de Odisha
Famílias dizem que ele foi ameaçado de morte por aldeões hindus por se converter ao cristianismo

Sukhbati Gand com seus filhos em uma foto tirada antes de seu marido
Anant Ram Gand foi encontrado assassinado no estado indiano de Odisha.
Ele havia recebido um ultimato para renunciar ao cristianismo
ou enfrentar a morte. (Foto fornecida) repórter da ucanews.com,
Nova Delhi, Índia  22 de fevereiro de 2019

Um homem cristão foi encontrado virtualmente decapitado em uma vila no interior do estado de Odisha, na Índia, no que os membros da família e muitos outros acreditam ser um ataque anticristão.
Eles descartam uma alegação policial de que ele foi morto por rebeldes maoístas politicamente motivados .
O corpo de Anant Ram Gand, 40 anos, pai de quatro meninas e um menino, foi encontrado em 11 de fevereiro em uma estrada na vila de Bhenas, distrito de Nabarangapur, disse o pastor local Chandan Jani ao ucanews.com.
Pastor Jani disse que a garganta da vítima foi cortada e sua cabeça foi esmagada por um objeto pesado. "Ele parecia ter morrido impassível no local do ataque", disse o pastor evangélico, que ajudou a viúva a enterrar seu corpo.
Ele disse que a notícia da morte levou mais de uma semana para se tornar mais conhecida porque a área onde o assassinato aconteceu é extremamente isolada.
Gand e sua família aceitaram a fé em Jesus há três anos, mas os moradores hindus locais pressionaram-no a abandonar sua fé cristã. Isso incluía obrigar a família a viver nos arredores da aldeia e às vezes era maltratado.
"Mas eles continuaram na fé", disse o pastor.
Uma semana antes do ataque cruel, sete pessoas da aldeia deram um ultimato a Gand para renunciar ao cristianismo ou enfrentar a morte, disse o pastor, que permaneceu em contato com a família.
O pastor Jani disse que a polícia a registrou como assassinato cometido por maoístas ilegais ativos na área montanhosa do estado.
Os maoístas, que entram em choque com as autoridades em suas tentativas de estabelecer uma administração paralela em áreas periféricas, matam aldeões suspeitos de ajudar as forças de segurança.
Pastor Jani disse que os Maosts claramente não estavam envolvidos neste caso e era óbvio que os aldeões assassinaram Gand.
No entanto, era mais fácil para a polícia evitar ter que conduzir uma investigação adequada e prosseguir com os procedimentos judiciais contra os hindus das aldeias culpando falsamente os rebeldes maoístas, disse o pastor.
Outro pastor local, PS Nakul, disse ao site ucanews.com que a esposa de Gand, Sukhbati, continua sendo submetida a uma tremenda pressão de sua própria família para deixar de ser cristã. "Ela é a única da família que adotou o cristianismo", disse ele.
Segundo o pastor Nakul, a família da vítima está determinada a continuar na fé cristã até a morte.
O filho de seis anos de Gand estava presente no momento de seu assassinato e ele é a única testemunha ocular. A família mudou-se para fora da aldeia ao enfrentar ameaças contínuas às suas vidas.
O menino é o mais vulnerável, pois ele poderia informar a polícia do que viu e possivelmente testemunhar no tribunal, disse o pastor.
A hostilidade contra os cristãos continua em muitas partes do Estado, que testemunhou a pior violência anticristã da Índia em agosto de 2008, quando multidões hindus frenéticas armadas com machados e espadas atacaram casas, igrejas e conventos cristãos no distrito montanhoso de Kandhamal .
A violência que continuou por sete semanas resultou em cerca de 100 pessoas sendo mortas. Cerca de 350 igrejas e cerca de 6.500 casas foram saqueadas e queimadas, deixando 56.000 pessoas desabrigadas. Vários estupros foram relatados, incluindo a de uma freira católica.
A aldeia de Gand fica a várias centenas de quilômetros do interior de Kandhamal.
Líderes da Igreja dizem que a perseguição aos cristãos está em ascensão na Índia desde que o Partido Bharatiya Janata pró-hindu chegou ao poder nacionalmente em 2014. O BJP também detém o poder em 19 dos 29 estados do país.
Alívio de Perseguição , um fórum ecumênico que monitora a violência contra os cristãos, em seu relatório anual divulgado recentemente, disse que os cristãos indianos sofreram 1.059 incidentes de violência em 2018, em comparação com 736 em 2017. UCAnews

Comentários

Mensagens populares