QUEM MANTÉM O SILÊNCIO? "Em Portugal parece que não se passou nada. A Igreja tem de pôr a mão na consciência"


QUEM MANTÉM O SILÊNCIO?
"Em Portugal parece que não se passou nada. A Igreja tem de pôr a mão na consciência"
27 DE FEVEREIRO DE 2019 - 14:22 TSF
Num momento em que o Vaticano une forças para acabar com o tabu dos abusos sexuais na Igreja, em Portugal, diz Carlos César, mantém-se o silêncio.
Foto: TSF
Carolina Rico
Carlos César diz que a Igreja portuguesa se tem mantido em silêncio no que toca a abusos sexuais e pedofilia, mas está na altura de "meter a mão na consciência".
"Em Portugal parece que não se passou nada", comentou o presidente da bancada parlamentar do PS esta quarta-feira no programa da TSF "Almoços Grátis".
Isto depois de a Conferência Episcopal Portuguesa ter dito este mês que os casos de abusos sexuais por parte de clérigos são reduzidos no país: "cerca de uma dezena de casos" denunciados ​​​​​​​desde 2001.
Confrontado com denúncias relatadas pela comunicação social, o padre Manuel Barbosa, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, disse que "os casos tratados nos tribunais eclesiásticos onde chegam as denúncias são pouquíssimos e, desses, mais de metade da investigação prévia parou por falta de fundamento".
"A igreja o os seus responsáveis têm de pôr a mão na consciência, o que, aliás, não deve ser um esforço muito grande para quem trata justamente da consciência dos homens", ironiza.
Carlos César questiona ainda que "legitimidade" que têm os bispos para "condenar as condutas do poder político e económico" se muitos deles são também cúmplices "de uma corrupção moral e de abusos". (…) in TSF 27.02 em ‘Almoços grátis’.

Comentários

Mensagens populares