POBREZA/ friocalorportugal HABITAÇÕES: Geladas no inverno e quentes no verão. Na energia, casas portuguesas são das mais pobres da Europa

POBREZA/ friocalorportugal
HABITAÇÕES: Geladas no inverno e quentes no verão. Na energia, casas portuguesas são das mais pobres da Europa
20 DE FEVEREIRO DE 2019 - 11:34  TSF
Portugal é o quarto país europeu com o maior nível de pobreza energética. A conclusão é apontada no primeiro estudo à escala europeia sobre o problema, realizado pela consultora Open Exp.

Rita Carvalho Pereira com Miguel Videira
O estudo da Open Exp indica que os países do Sul e Leste Europeu são os mais afetados pela pobreza energética, revelando um "peso elevado das faturas energéticas no orçamento doméstico", "incapacidade para manter as habitações quentes durante o inverno" e "frescas durante o verão" e ainda "níveis elevados de humidade e fugas nas coberturas".
Os países foram classificados por níveis de pobreza energética: extremo, muito alto, alto ou moderadamente alto. Portugal fica em quarto lugar entre os piores classificados, com um nível "muito alto" de pobreza energética.
A associação ambientalista Zero, parceira na divulgação do estudo, sublinha que há muito trabalho a fazer: "Somos dos países onde se verifica um pior isolamento das habitações e que acaba por não conseguir manter as temperaturas ideais durante as estações extremas. Morre-se de frio durante o inverno (..) e no verão não temos capacidade de arrefecimento", disse Francisco Ferreira, presidente da Zero, em declarações à TSF.

Comentários

Mensagens populares