BÍBLIA Como ler a Sagrada Escritura


BÍBLIA
Como ler a Sagrada Escritura
sábado, 9 de fevereiro de 2019

O método de Descartes, filósofo francês do século XIX inovou a mentalidade e a filosofia moderna. Ele se baseava no método da dúvida e no método da dedução. Não mais receber por receber e aceitar por aceitar mas filtrar e duvidando, ficar com o que era bom.
Semelhante fez Paulo Freire na Sociologia do Oprimido ensinando o método da dedução. E a fé cristã não podia escapar desta influência. E a teologia cristã. Porque a teologia e as teologias são construções humanas tratando do âmbito do divino, mas não deixando de são deixando de se humanas. E tanto são mais divinas quanto mais forem humanas e mais humanas quanto mais forem divinas.
O teólogo João Batista Libânio disse que o cristianismo  e o protestantismo são patrimônios da Humanidade. Porquê? Porque baseados nas grandes filosofias do seu tempo.
Como assim? Nos primeiros tempos o cristianismo e os dogmas da teologia se basearam na filosofia do platonismo e agnosticismo, plotinismo e maniqueísmo. Depois, na Idade Média na filosofia da Escolástica e a teologia de Tomás de Aquino que foi uma releitura do Aristotelismo, do século XI ao XVI. São portanto construções teológicas maravilhosas e, como diz Ratzinger, depois Bento XVI, históricas.
Sabemos que numa grande Usina tem resíduos. E necessitam de filtragem. Por outro lado, as Indústrias se adaptam às novas exigências, como as de plásticos mais recicláveis, Escovas dentais mais adequadas etc.
Algumas pessoas irão rotular de herética a própria ideia de dúvidas poderem ser levantadas. E poderão até ficar se perguntando como é que um teólogo ou um padre diz de uma maneira e outro de outra maneira. 
Bem, você sabe que na medicina às vezes se trata de vida e de morte e tem a triagem. A medicina não é a mesma? No Direito tem triagem, o Direito não é o mesmo? Mas ele evolui e se adapta às circunstâncias. Só que a medicina e o direito não existem nasnuvens. Só é medicina e direito quando aplicados a determinada pessoa.
Também alguém poderá imaginar que a teologia e a fé estão nas nuvens. Não, elas se aplicam a pessoas concretas e a tempos determinados. Por outro lado é preciso saber que a matemática é uma ciência exata, a teologia e o direito não são ciências exatas.
Durante tempos pessoas passavam o tempo “brincando de Deus”, como se o que elas diziam e pensavam é como se fosse Deus que assim pensava e dizia. Foi assim que faziam os Fariseus e não só. E como noutras religiões históricas houve e há gente que brinca de Deus. 
É conhecido o caso de Inocêncio III que afirmou no séc.XIII, em 1216:  “Eu estou no lugar de Deus, posso julgar a todos mas ninguém pode me julgar a mim” (Bruce J.Malina: ”O evangelho social de Jesus,97).
Por isso voltemos à afirmação do nosso título: Em todos os tempos se bebeu água. Mas em todo os tempos não se dava conta que na água vinham muitas misturas, e se usam hoje os filtros. Não precisaremos hoje o filtro para a leitura da Escritura? In Blog de Chapadinha



Comentários

Mensagens populares