Emji/indígenas Preservai vossas raízes e celebrai a fé “Sede corajosos perante os desafios que se vos apresentam


Emji/indígenas
Preservai vossas raízes e celebrai a fé
“Sede corajosos perante os desafios que se vos apresentam
Logotipo do Primeiro Encontro Mundial da Juventude indígena

“O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo aos jovens do EMJI, ‘encontro mundial da juventude indígena’, que se realizou como preparação para a JMJ 2019, de 17 a 21 de janeiro na cidade de Soloy, capital da região indígena Ngäbe-Buglé, diocese de David, no Panamá. E disse-lhes: “preservai vossas culturas, vossas raízes e que elas cresçam, floresçam, frutifiquem; celebrai a fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar das vossas culturas originais, mostrai o rosto indígena da nossa Igreja e afirmai o nosso compromisso de proteger a Casa Comum e de colaborar na construção de um outro mundo possível, mais justo e mais humano ”.

O lema escolhido para este primeiro  Emji, realizado na esteira da encíclica Laudato si, foi “Assumir a memória do nosso passado para construir com coragem a esperança”. Estas palavras foram dirigidas pelo Papa aos jovens voluntários no final da JMJ em Cracóvia, em julho de 2016.
Este primeiro encontro mundial reuniu mais de mil jovens indígenas, provenientes de vários países. Estes jovens, que se unirão aos demais, de 23 a 28, na cidade do Panamá, representam os cerca de 60 milhões de indígenas de 522 povos diferentes, das Américas e Austrália.
Francisco agradeceu a iniciativa da Seção para a Pastoral Indígena da Conferência Episcopal do Panamá, apoiada pelo CELAM, e convidou os jovens indígenas presentes no encontro a “refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar de suas culturas originais”.
No dia 21 de janeiro, os jovens foram para a Cidade do Panamá para a 34ª JMJ. Num parque da cidade, foi preparada uma verdadeira aldeia indígena, com artesanato, música e dança.

Comentários

Mensagens populares