TUNISIA NOBEL DA PAZ: Quarteto de diálogo nacional da Tunísia vence Nobel da Paz 2015

TUNISIA
NOBEL DA PAZ:  Quarteto de diálogo nacional da Tunísia vence Nobel da Paz 2015
Grupos tiveram acção decisiva para democracia na revolução de 2011.
Protestos populares derrubaram regime de Ben Ali, há 23 anos no poder.
09/10/2015 06h02 - Atualizado em 09/10/2015 11h45
Do G1, em São Paulo
Foto de setembro de 2013 mostra o presidente da União Tunisiana
da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica), Wided Bouchamaoui,
o secretário-geral da União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT),
Houcine Abbassi, o presidente da Liga Tunisiana dos Direitos Humanos
(LTDH), Abdessattar ben Moussa, e o presidente da Ordem Nacional
 dos Advogados da Tunísia (ONAT), Mohamed Fadhel Mahmoud,
durante conferência em Túnis. O quarteto formado pelas quatro
organizações após a revolução de 2011 na Tunísia ganhou
o Nobel da Paz de 2015 (Foto: AFP)
 Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia ganhou nesta sexta-feira (9) o Prêmio Nobel da Paz de 2015, "por sua decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução de 2011", segundo o comitê que entrega o prêmio.

O quarteto foi formado em 2013, quando o processo de redemocratização do país estava correndo risco de colapsar após assassinatos políticos e protestos se espalharem pelo país.
Ele é composto por quatro organizações: a União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT, um sindicato), a União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica, patronato), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia(ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).
As organizações dividirão os 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil) concedidos pelo prêmio, que será entregue em 10 de dezembro em Oslo, na Noruega.
Durante o anúncio, o comitê do Nobel afirmou que o quarteto “estabeleceu uma alternativa, um processo político pacífico em um período no qual o país estava à beira de uma guerra civil” e foi “instrumental ao permitir que a Tunísia, em um espaço de alguns anos, estabelecesse um sistema de governo constitucional”.
Segundo o comitê, a formação do grupo garantiu “direitos fundamentais para toda a população, sem distinção de gênero, convicção política ou religião", e seu trabalho permitiu que os avanços alcançados durante a revolução não fossem perdidos.
As organizações representam diferentes setores e valores da sociedade tunisiana. “Com essa base, o quarteto exerceu seu papel de mediador e força motriz para promover o desenvolvimento democrático pacífico na Tunísia com grande autoridade moral”, disse o comitê do Nobel. Por isso, o prêmio foi dado ao quarteto em si, e não às quatro organizações individualmente.
O Nobel ressaltou o papel essencial que o quarteto teve na transição da revolução até a realização de eleições democráticas e pacíficas na Tunísia em dezembro de 2014.

Comentários

Mensagens populares