VATICANO É preciso deixar que o jovem cresça: crer, sentir e fazer.
VATICANO
É preciso deixar que o jovem cresça: crer, sentir e fazer.
FOTO: aura Miguel
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É a primeira vez que um Papa fala em exclusivo a um meio de comunicação social português. A escolha foi a Renascença |
No seu discurso aos bispos portugueses, além de elogiar o povo
português e olhar para a Igreja com serenidade, o Santo Padre manifesta duas
preocupações: uma em relação aos jovens e outra em relação à catequese. O Santo
Padre usa uma imagem, dizendo que “os vestidos da primeira comunhão já não
servem aos jovens”, mas que há “certas comunidades que insistem em
vestir-lhos”. Qual é o problema?
É uma maneira de dizer. Os
jovens são mais informais e têm o seu próprio ritmo. Temos de deixar que o
jovem cresça, temos de o acompanhar, não o deixar sozinho, mas acompanhá-lo. E
saber acompanhá-lo com prudência, saber falar no momento oportuno, saber
escutar muito. Um jovem é inquieto. Não quer que o incomodem e, nesse sentido,
pode-se dizer que “o vestido da primeira comunhão não lhes serve”. As crianças,
pelo contrário, quando vão comungar, gostam do vestido da primeira comunhão. É
uma ilusão. Os jovens têm outras ilusões que, muitas vezes, são muito boas, mas
há que respeitar, porque eles mesmos não se entendem, porque estão a mudar,
estão a crescer, estão à procura, não é? Por isso, é preciso deixar o jovem
crescer, há que o acompanhar, respeitar e falar-lhe muito paternalmente.
Porque, ao mesmo tempo, há uma exigência a propor, mas essa exigência,
muitas vezes, não é atractiva!
Por isso, há que procurar
aquilo que atrai um jovem e exigir-lho. Por exemplo, um caso concreto: se você
propõe a um jovem – e vemos isto por todo o lado – fazer uma caminhada, um
acampamento ou fazer missão para outro sítio, ou por vezes ir a um “cotolengo”
[obra fundada por sacerdote italiano de acolhimento de doentes com grave
deficiência múltiplas, abandonadas pelas famílias e em situação de risco] para
cuidar dos doentes, durante uma semana ou quinze dias, entusiasma-se porque
quer fazer algo pelos outros. Está envolvido.
“Involucrado”?
Sim, fica por dentro,
compromete-se Não olha a partir de fora. Envolve-se, ou seja, compromete-se.
Então, porque é que não fica?
Porque está a caminhar.
E qual é o desafio que a Igreja, então, deve enfrentar? O Santo Padre
também falou de uma catequese, que muitas vezes permanece teórica e onde falta
esta capacidade de propor o encontro…
Pois é importante que a
catequese não seja puramente teórica. Isso não serve. A catequese é dar-lhes
doutrina para a vida e, portanto, tem de incluir três linguagens, três idiomas:
o idioma da cabeça, o idioma do coração e o idioma das mãos. E a catequese deve
entrar nesses três idiomas: que o jovem pense e saiba qual é a fé, mas que, por
sua vez, sinta com o seu coração o que é a fé e, por sua vez, faça coisas. Se
falta à catequese uma destas três línguas, destes três idiomas, não avança.
Três linguagens: pensar o que se sente e o que se faz, sentir o que se pensa e
o que se faz, fazer o que se sente e o que se pensa.
Escutando vossa Santidade, isto parece óbvio, mas, olhando à volta –
sobretudo na velha Europa, na velha cristandade – não é assim. O que é que
falta? Mudar a mentalidade? Como se faz?
Mudar a mentalidade, não sei,
porque não conheço tudo, não é? Mas é verdade que, a metodologia catequética,
às vezes, não é completa. Há que procurar uma metodologia da catequese que
junte as três coisas: as verdades que se devem crer, o que se deve sentir e o
que se faz, o que se deve fazer, tudo junto.
(…)
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